Risco de ter um infarto aumenta 13% na segunda-feira, diz estudo

Aumento do estresse ao voltar para mais uma semana de trabalho pode ser a principal causa

Hannah Franco

O início da semana pode ser difícil para muitas pessoas, já que marca o fim do final de semana e a volta ao trabalho. Um estudo recente revelou que o risco de sofrer um infarto grave aumenta em 13% na segunda-feira, em comparação com outros dias. Os dados foram coletados de acordo com os registros dos serviços de saúde da Irlanda.

Os dados analisados por especialistas do Belfast Health and Social Care Trust e do Royal College of Surgeons, que examinaram mais de 10 mil pacientes na Irlanda entre 2013 e 2018, revelaram um pico nos casos de ataques cardíacos mais severos, conhecidos como STEMI, nesse dia específico. Esse tipo de infarto ocorre quando uma artéria coronária crucial fica completamente obstruída, representando uma situação crítica que requer atenção médica imediata.

VEJA MAIS

image Brasil e Cuba assinam acordo para o desenvolvimento de remédios e vacinas para Alzheimer e diabetes
Além disso, os países firmaram acordo para a retomada de intercâmbios científicos e tecnológicos

image Comer melancia pode causar dor de cabeça, diz pesquisa brasileira
A pesquisa inédita foi realizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e comprovou que pessoas com enxaqueca sentem mais dor ao consumir a fruta

image Entenda a importância de cuidados com a saúde do sistema cardiovascular
Atendimento especializado para doenças cardiovasculares garante melhor quadro de recuperação para pacientes

A explicação para esse aumento de risco parece estar relacionada ao estresse que muitas pessoas experimentam ao voltar ao trabalho após um final de semana de descanso. O estresse pode desencadear a liberação do hormônio cortisol, que está associado a um maior risco de ataque cardíaco. Além disso, os pesquisadores também observaram taxas de infartos acima do esperado aos domingos, o que pode estar relacionado à ansiedade e preocupações associadas ao início da semana de trabalho no dia seguinte.

Embora a pesquisa ainda esteja em fase inicial e precise de uma avaliação adicional, ela destaca a importância de considerar o impacto do estresse e dos ritmos circadianos no sistema cardiovascular. Além disso, ela incentiva medidas para reduzir o estresse, como praticar técnicas de relaxamento, manter uma dieta saudável e realizar atividades físicas regulares.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!