Rinite alérgica: confira o que é, sintomas e dicas para diminuir as crises
A rinite alérgica é uma condição que não tem cura, mas tem tratamento. Normalmente os sintomas iniciam com espirros, coriza e coceira no nariz. Veja o que fazer para diminuir ou prevenir a condição
Para quem tem rinite alérgica, a mudança climática pode ser um pesadelo. No inverno, há o aumento da umidade e, como consequência, a proliferação de ácaros, mofo, fungos, poeira, entre outras partículas e micro-organismos. Só no Brasil, são mais de 84 milhões de pessoas diagnosticadas com a condição. Veja agora o que é, como evitar e dicas para diminuir as crises.
VEJA MAIS
O que é rinite alérgica?
A rinite alérgica é considerada por especialistas como uma condição genética. Trata-se de uma reação “automática” da mucosa nasal após contato com uma substância. Há uma inflamação seguida de alergia. A condição é dividida em duas etapas. Rinite aguda, com sintomas em até dez dias e a crônica, que ultrapassa os três meses.
Quais os sintomas da rinite alérgica?
Normalmente os sintomas iniciam com espirros, coriza e coceira no nariz, mas podem evoluir para uma congestão nasal, dores de cabeça e mal estar.
Dicas para diminuir as crises de rinite alérgica
A rinite alérgica é uma condição que não tem cura, mas tem tratamento e dicas que podem ajudar a diminuir ou impedir as crises.
- Mantenha o ambiente doméstico limpo e arejado;
- Troque lençol e colcha de cama regulamente, a cada três dias;
- Mantenha-se hidratado;
- Se houver pet, pode destinar um ambiente para o animal;
- Faça manutenção e limpeza dos ventiladores e ar-condicionado.
O tratamento para rinite alérgica deve ser orientado por um especialista, que deve avaliar cada caso. Nos casos leves e moderados, o tratamento inicial consiste no afastamento das substâncias alérgicas. Já nos casos mais graves, pode ser necessário o uso de remédios anti-histamínicos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA