Qual é o Dia do Médico? Conheça a origem da data e a relação com São Lucas

Homenagem aos profissionais da saúde ocorre no dia 18 de outubro

Ana Paula Gama
fonte

Comemorado no dia 18 de outubro, o Dia do Médico celebra a importância desses profissionais que atuam de forma preventiva, diagnosticando e tratando diversos problemas de saúde. A escolha dessa data tem origem cristã, pois nesse dia a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas, santo que em vida estudou medicina e, atualmente, é considerado o protetor dos médicos.

De acordo com o estudo sobre Demografia Médica no Brasil, o número de médicos aumentou exponencialmente nos últimos anos no território brasileiro. Atualmente, há cerca de meio milhão de profissionais no país, o que representa o dobro do que tinha no início do século. Desse total, 10. 747 mil estão ativos no estado do Pará, conforme dados divulgados pelo Conselho Regional de Medicina do do Pará (CRM-PA).

Para a presidente do CRM-PA, Tereza Cristina de Brito, o médico é responsável por cuidar de pessoas, seja de forma preventiva ou curativa, aplicando seus conhecimentos com autonomia e livre conduta médica em prol da sociedade.

“A valorização da categoria ainda precisa de um olhar mais atento por parte das instituições, especialmente as públicas, mas também as do âmbito privado. É preciso que se estabeleça um compromisso político e social, entre todos os setores, que forneça ao profissional médico condições para a prática e o bom exercício da medicina em prol do social”, afirma a presidente.

image Tereza Cristina, presidente do Conselho Regional de Medicina do Pará (Marco Nascimento)

O grande aumento no número de médicos retrata a importância desses profissionais, que ficou ainda mais evidente na pandemia de covid-19, quando o mundo ficou de frente com um vírus totalmente desconhecido e mortal. Diante desse cenário, os médicos e os demais profissionais da saúde atuaram na linha de frente do combate ao covid-19, desde os primeiros casos registrados, isolando e tratando as pessoas infectadas pela doença.

Em 2021, um estudo realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) ouviu 1.600 médicos de todo o Brasil. A pesquisa apontou que, durante a pandemia, mais de 90% dos médicos brasileiros sofreram impactos diretos na vida pessoal ou profissional. Entre os principais danos estão estresse, ansiedade e pânico.

Especialidades

Atualmente, no Brasil, existem 55 especialidades médicas reconhecidas pelo CFM e 59 áreas de atuação médicas, o que abre um leque grande de oportunidades no mercado de trabalho para o médico que deseja se especializar.

“As especialidades médicas são reconhecidas pelo acordo entre Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira (AMB) e Comissão Nacional de Residência Médica. Cabe aos regionais o registro das especialidades, conferidas pela residência médica reconhecida ou pela prova título de especialista”, pontua Tereza Cristina de Brito.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!