Quais doenças se pode pegar na academia? Saiba os riscos e como se prevenir
Entre as infecções transmissíveis nesse ambiente, estão: o HPV, a Herpes Simples e a Mpox
As academias se tornaram um dos espaços mais frequentados nos últimos anos, isso porque a procura por um padrão estético saudável cresceu consideravelmente entre a população brasileira. Porém, o que muitos não sabem é que algumas doenças e infecções contagiosas podem ser transmitidas nesse ambiente.
Em entrevista ao portal Metrópoles, os infectologistas Rosana Ritchmann, do laboratório Delboni, em São Paulo, e André Bon, do Exame Medicina Diagnóstica, afirmaram que o risco de contágio existe sim e não é pequeno.
“São várias as possibilidades quando a gente pensa em um ambiente fechado e mal ventilado, em relação a todos os vírus respiratórios”, alerta Rosana Ritchmann.
Segundo os especialistas, entre as principais doenças transmissíveis na academia, estão as infecções por vírus, como HPV, Herpes Simples e Mpox. Além dessas, algumas bactérias, como Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes podem ser transmitidas e, dessa forma, causar furúnculos, impetigo ou carbúnculos.
“Por serem transmitidas por gotículas ou contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas, é importante que indivíduos com sintomas como tosse, espirros, coriza e febre não frequentem a academia”, explica o infectologista André Bon.
VEJA MAIS
Confira algumas dicas para prevenir doenças na academia:
- Leve sempre um álcool em gel em sua bolsa
- Higienize as mãos e os aparelhos durante os revezamentos
- Prefira ambientes de academia bem ventilados
- Ao chegar em casa, tome um banho e troque imediatamente a roupa suada da academia
- Se estiver doente, evite ir à academia para não transmitir doenças ou infecções às outras pessoas.
(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web em Oliberal.com)