MENU

BUSCA

Pintura gestacional fortalece vínculo entre mães e bebês no Hospital Abelardo Santos

As artes são realizadas nas barrigas das gestantes e proporciona ainda um momento celebração da gestação

O Liberal

"Foi um misto de sentimentos: feliz e emocionada", declarou a assistente administrativa Renata Ávila, de 28 anos, após participar da atividade de pintura gestacional promovida pelo Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém. A ação é pensada para promover o bem-estar das futuras mamães, reforçar o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, para tornar o processo de gestação mais leve e humanizado.

Devido à representação, Renata, atualmente com seis meses de gravidez, pôde visualizar seu filho, Anthony Nascimento. "Fiquei ainda mais ansiosa para vê-lo, segurá-lo e cuidar dele. Esse foi um dos momentos que ficará gravado na minha vida e na de meu filho, que ainda está por nascer. Parabéns a toda a equipe do ‘Abelardo Santos’ envolvida nesta iniciativa de amor e carinho", relatou.

Cada pintura é única e leva em consideração as preferências da gestante. Além disso, são utilizadas tintas à base de água, ou seja, sem substâncias prejudiciais à saúde das mães e dos bebês. Outro aspecto importante é que os desenhos, feitos na barriga da mãe, representam momentos da vida da criança no útero, como sua localização e a posição que ocupa naquele instante.

VEJA MAIS 

Bebê com amiotrofia espinhal recebe alta após mais de 500 dias internado em UTI Pediátrica, em Belém
Jojoca, como era carinhosamente chamado, deu entrada no dia 9 de fevereiro e recebeu cuidados especializados desde os primeiros dias de vida.

Banho de ofurô promove relaxamento para recém-nascidos em hospital do Pará
A técnica tem efeitos positivos sobre o sono, reduz o estresse, pode diminuir o tempo de internação e melhora o sistema respiratório

Após 538 dias, criança recebe alta da UTI Pediátrica com comemoração no Hospital Abelardo Santos
Davi Emanoel, de 1 ano e 5 meses, estava internado e recebeu alta da UTI Pediátrica para a enfermaria da ala infantil do hospital

Paula Rodrigues, 36 anos, grávida de oito meses de Olívia Santos, participou da ação e não escondeu a emoção ao falar da experiência. “Foi um momento muito especial. Como estou na reta final da gestação, tenho me sentido muito nervosa, e a pintura me deixou mais tranquila. Olhar para o desenho e pensar que, em breve, meu filho estará aqui, foi algo muito forte”, revelou a nutricionista.

Humanização

A ação de pintura gestacional faz parte das iniciativas desenvolvidas dentro do curso “Laços de Amor”, promovido pela Comissão de Humanização (CH) do Hospital Abelardo Santos. A ocasião envolve profissionais de saúde e administrativo, em especial a equipe de fisioterapia da unidade, que se unem para criar uma experiência artística para as grávidas atendidas pelo projeto.

Segundo a supervisora de Humanização, Suzane Gonzaga, além do aspecto visual, a ação traz vários benefícios emocionais e psicológicos. “A prática ajuda, por exemplo, a reduzir a ansiedade e o estresse típicos do final da gestação. Outro ponto é que as gestantes relatam que a experiência fortalece o afeto com o bebê e gera um momento de descontração diante dessa reta final da gravidez.”

“Essa é só uma das inúmeras ações de humanização oferecidas aos nossos usuários e também às comunidades próximas do hospital, como as gestantes. Uma das prioridades do ‘Abelardo Santos’ é justamente oferecer estratégias de acolhimento e suporte emocional às mulheres durante o pré-parto, parto e pós-parto e chamar a população a conhecer de perto nossos serviços”, acrescentou Suzane.

Sendo assim, com o objetivo de fortalecer os laços entre o Hospital Abelardo Santos e as famílias do distrito de Icoaraci e ilhas próximas, o projeto "Laços de Amor" se consolida como uma iniciativa essencial, o qual demonstra que a gravidez vai além do atendimento médico, proporcionando conhecimento e segurança para as gestantes e suas famílias em um dos momentos mais significativos de suas vidas.

Saúde