Páscoa: Confira qual é o chocolate mais saudável e como escolher
A chegada da Páscoa aumenta a busca por chocolate no mercado; saiba qual escolher
A escolha pelo melhor ovo de Páscoa para presentear os entes queridos é uma dúvida que sempre passa pela cabeça dos consumidores quando chega a semana da festividade. A vasta quantidade de opções, o preço e os componentes presentes no produto podem ser um fator crucial para a escolha do chocolate, principalmente para aqueles que não podem comer tanto açúcar ou até mesmo querem manter a dieta, mas sem deixar de saciar a vontade do doce. Pensando nisso, o oliberal.com listou qual é o melhor chocolate e como escolher o produto; confira.
VEJA MAIS
Como saber qual chocolate escolher?
O ingrediente com maior benefício para a saúde é o cacau. Então, quanto mais cacau, melhor o produto. O fruto é rico em minerais, vitaminas e antioxidantes. Para os intolerantes e aqueles que possuem pele acneica, é recomendável fugir do chocolate ao leite, pois existem evidências de que os derivados do leite pioram a acne. Outra recomendação é analisar o teor de açúcar. Confira:
- Poucos ingredientes (ideal apenas 2);
- Maior teor de cacau (portanto os amargos, acima de 70%);
- Maior teor de massa de cacau (cacau ou massa de cacau devem ser o primeiro item na lista de ingredientes);
- Menor teor de gordura;
- Ausência de aditivos e corantes.
Qual chocolate pode ser prejudicial?
O chocolate branco apresenta poucos benefícios para a saúde, devido a falta de cacau entre seus ingredientes. O chocolate é feito somente de manteiga de cacau, uma gordura extraída da fruta, acompanhada de leite e açúcar. Fique atento também ao chocolate light ou diet. O light tem cerca de 25% menos nutrientes, já o diet não tem nenhum. Um ovo de páscoa diet, por exemplo, apesar de não ter açúcar, possui muita gordura.
Existe chocolate saudável?
O chocolate amargo, que possui alta quantidade de cacau, é o mais saudável e indicado. O consumo moderado pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, aumentar a serotonina e diminuir a ansiedade, além de ajudar na perda de peso devido à sua ação termogênica. “Quanto mais amargo e orgânico, mais benéfico será o chocolate. As maiores concentrações de flavonóides, substâncias com potente atividade antioxidante, se encontram principalmente nos chocolates com alto teor de cacau”, ressalta a médica Clarissa Borges. A quantidade indicada é de 30 gramas ao dia, correspondente a quatro quadradinhos de uma barra.
(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão da coordenadora de OLiberal.com, Heloá Canali)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA