O que é a 'manobra de Heimlich' usada por influencer para salvar o filho

Técnica de desengasgo ajuda e desobstruir a traqueia em caso de engasgo

Beatriz Rodrigues
fonte

A manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em casos de engasgamento. Se trata de uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o pedaço de comida ou objeto que possa estar interrompendo a respiração de uma pessoa.

A técnica foi inventada pelo médico estadunidense, Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa em caso de emergência, no caso da criança ou do adulto engasgado estarem conscientes.

O ministério da saúde lembra, no entanto, que vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

VEJA MAIS

image VÍDEO: Influenciadora Clara Maia utiliza 'manobra de Heimlich' para salvar filho bebê engasgado
Bebê de pouco mais de um mês teria se engasgou após amamentação e foi salvo por manobra

image Recém-nascido engasga e é salvo por policiais militares em Belém
Um dos policiais assumiu rapidamente a situação e realizou a manobra de Heimlich. A iniciativa do policial foi bem-sucedida. O bebê voltou a respirar e passa bem

image Menino de 7 anos engasgado com moeda é salvo por motorista de ônibus; vídeo
Raquel Radford é treinada em primeiros socorros e salvou o aluno com manobra de Heimlich

Como fazer a manobra de Heimlich?

  • No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
  • Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica.
  • A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
  • O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Atenção: Se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.

Quanto tempo podemos fazer a manobra?

Faça até três tentativas. Se a pessoa não responder ou não conseguir respirar depois disso, ela pode estar evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória. Peça ajuda! Nesse caso, precisa acionar o 190 por telefone e tentar uma reanimação cardiopulmonar.

O telefone de emergência para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – válido para todo o Brasil – é o 192.

E em casos de engasgos com bebês?

  • Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
  • Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
  • Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
  • Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
  • Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.

(*Beatriz Rodrigues, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!