Nada de espíritos! Acordar entre 3h e 4h da madrugada é sinal de estresse, diz especialista
O fenômeno coletivo que leva o indivíduo a acordar entre 3h e 4h da manhã é relatado por uma em cada três pessoas
Quem é fã dos filmes de terror já escutou a teoria que, acordar continuamente entre 3h e 4h da manhã pode ser um 'sinal' de que espíritos querem se comunicar. Apesar dessa hipótese ser muito repercutida mundo afora, o especialista Greg Murray, diretor do Centro de Saúde Mental da Swinburne University of Tecnology, na Austrália, afirma que despertar nesse horário pode ser indício de estresse.
VEJA MAIS
Segundo o especialista, embora o estado de estresse não leve ninguém a acordar mais durante a noite, essa condição acaba tornando o indivíduo mais consciente do que está acontecendo durante o sono, o que faz seu cérebro ficar em alerta e despertar. O fenômeno coletivo é relatado por uma em cada três pessoas.
Outros fatores também podem ser elencados como responsáveis pelo despertar das 3h, como: horário errático; doomscrolling (ato de gastar uma quantidade excessiva na frente das telas absorvendo notícias negativas) e a falta de ar fresco. De acordo com Murray, é necessário acordar no mesmo horário todos os dias e só ir para cama quando sentir sono. "Tente manter o exercício e se exponha à luz da manhã. Certifique-se de ter tempo sociais também. Precisamos que nossos cérebros entendam que a única oportunidade de dormir será à noite".
(*Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA