Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue; veja nova faixa etária

A medida foi adotada pela pasta para evitar a perda de vacinas contra a dengue com validade próxima do vencimento

Luciana Carvalho
fonte

Em uma nova medida para evitar a perda de vacinas contra a dengue com validade próximas do vencimento, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação do público-alvo da campanha de vacinação. As doses com vencimento até 30 de junho e 31 de julho serão agora aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, expandindo a faixa etária que antes era de 10 a 14 anos.

De acordo com uma nota técnica divulgada pela pasta, estados com municípios que ainda não foram contemplados pela campanha de vacinação contra a dengue devem priorizar o remanejamento das doses próximas do vencimento para essas áreas. Em estados onde todos os municípios já receberam as vacinas, a aplicação será destinada à faixa etária de 6 a 16 anos.

VEJA MAIS

image Vacina contra a dengue em Belém já está disponível; saiba onde se imunizar!
A capital paraense conta com 21.127 doses da vacina, em 30 salas para imunização

image Pará recebe vacina contra dengue; veja cidades que serão beneficiadas
Em nova remessa que amplia a imunização contra a dengue no Brasil, o Ministério da Saúde deve enviar mais de 53 mil doses para municípios paraenses nas próximas semanas

image Pará recebe vacina contra dengue; veja cidades que serão beneficiadas
Em nova remessa que amplia a imunização contra a dengue no Brasil, o Ministério da Saúde deve enviar mais de 53 mil doses para municípios paraenses nas próximas semanas

O ministério também ressaltou que, se as medidas mencionadas não forem suficientes para utilizar todas as doses próximas do vencimento, os gestores municipais poderão, a seu critério, ampliar a vacinação para pessoas de 4 a 59 anos, conforme o limite etário especificado na bula do imunizante Qdenga.

Para assegurar a administração da segunda dose, que deve ser aplicada com um intervalo de 90 dias, estados e municípios devem oficializar a estratégia adotada através dos e-mails: dengue.cgici@saude.gov.br, pni@saude.gov.br e cgici@saude.gov.br.

“O Ministério da Saúde reforça que esta é uma estratégia temporária e excepcional, aplicada apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!