MENU

BUSCA

Injeção contra o ‘colesterol ruim’ é aprovada pela Anvisa

O medicamento impede a produção da proteína relacionada a condição e deve ser aplicada a cada seis meses

Carolina Mota

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um medicamento injetável para o controle do colesterol. Segundo a Novartis, farmacêutica responsável pelo produto denominado Sybrava, a injeção é capaz de reduzir o chamado colesterol ruim, ou o LDL (sigla em inglês para Lipoproteína de Baixa Densidade).

VEJA MAIS

Colesterol bom x colesterol ruim: cardiologista explica a diferença e os cuidados necessários
Nesta segunda-feira (8), no Dia Mundial de Combate ao Colesterol, o cardiologista Hugo Maués explica sobre as medidas para manter a forma equilibrada da substância

Pará é campeão de internações por AVC no Norte do país
Estado soma mais de 60% dos casos registrados na região, segundo o Ministério da Saúde

O medicamento tem como princípio a inclisirana, substância que impede a produção da proteína PCSK9, relacionada com a produção das lipoproteínas de baixa densidade, que causam a condição.

A Sybrava não é indicada para menores de 18 anos e deve ser aplicada sob a pele do abdomên, inicialmente a cada três meses. Após a segunda dose, o injetável é aplicado de seis em seis meses.

Na bula, a farmacêutica orienta que seja adotada uma dieta para baixar o nível de colesterol antes e durante o tratamento. A Novartis também recomenda a utilização de outros remédios para tratar colesterol, como a estatina.

Segundo o Ministério da Saúde, o excesso de colesterol ruim pode causar acúmulo de gordura nas paredes das artérias, formando placas que aumentam o risco de obstrução e, consequentemente, de infarto e AVC (acidente vascular cerebral).

*(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Saúde