Gripe ou resfriado? confira 5 erros cometidos ao tentar se curar

Apesar dos sintomas serem parecidos, gripe e resfriado têm algumas distinções que devem se identificadas para uma cura mais eficaz

Karoline Caldeira
fonte

Mudanças de temperatura e estação climática costumam afetar a saúde das vias respiratórias e ocasionar gripes e resfriados. Contudo, esses quadros virais são facilmente confundidos e sendo tratados de formas equivocadas, podendo até piorar o estado de saúde. O resfriado é mais comum e pode ser causado por mais de 200 tipos de vírus. Os sintomas se concentram no nariz e garganta.

Já a gripe, pode durar em torno de 7 dias e os sintomas atingem todo o organismo, causando febre, dor muscular, fadiga, cansaço, tosse seca, coriza, congestão nasal, irritação ocular e aquela "quebradeira" de dor no corpo e articulações. Para evitar equívocos no momento do tratamento, confira 5 erros que muitas pessoas comentem:

VEJA MAIS

image Covid, gripe, sinusite, resfriado ou dengue: veja a diferença e quais fatores podem provocar crises
É possível identificar alguns sintomas iniciais e tratar em casa. Em casos graves, o recomendado é procurar urgência médica

image Consumo excessivo de sódio apresenta riscos para a saúde
Reeducação do paladar é alternativa para reduzir o consumo

image Saiba a diferença entre medicamentos de referência, genéricos e similares
Entender as peculiaridades de cada um dos medicamentos é fundamental para não errar na hora da compra

Vitamina C

image É um mito achar que vitamina C irá curar um quadro gripal ou de resfriado. (Foto / cottonbro / Pexels)

É um mito achar que vitamina C irá curar um quadro gripal ou de resfriado. Seja em frutas ou no formato efervescente, o consumo excessivo dessa vitamina será excretada pelos rins. A melhor forma de absorver esses nutrientes é uma alimentação balanceada que já provê essa vitamina.

Evitar ventilar a casa

O vento não piora gripes ou resfriados. Pelo contrário, a circulação de ar adequada deixa o ambiente mais aquecido e com menor possibilidade de transmissão para outras pessoas.

Automedicação

Os remédios sintomáticos, que aliviam dor de cabeça ou febre, são bastante comuns para tratar os sintomas de gripes e resfriados, mas podem piorar o estado de saúde. O uso indiscriminado é capaz de afetar o funcionamento renal e existe o risco de úlcera gástrica e sangramento na região intestinal.

image O uso indiscriminado de remédio é capaz de afetar o funcionamento renal (Foto / Pixabay / Pexels)

Com os antibióticos também é um grande problema. Esses medicamentos tratam bactérias e não existe efeito sobre vírus, os agentes que causam as infecções da garganta, pneumonia e até sinusite.

Sair do repouso recomendado

Voltar para a rotina normal sem o descanso recomendado pode prolongar os sintomas gripais ou de resfriados. Praticar exercícios físicos com o corpo ainda em um estado de recuperação pode atrapalhar essa fase importante.

Uso de pomadas mentoladas

Aplicar pomada mentolada, composta de cânfora e eucalipto, diretamente dentro do nariz para tentar desobstruir as narinas pode ocasionar lesões na região, já que o vírus não está no nariz, mas, sim, no sangue. Não existe indicação para esse tipo de uso.

Este produto é feito para ser usado como uma pomada de conforto, através do cheiro que traz uma sensação de bem-estar, melhora a sensação de congestão nasal, mas o recomendado é o uso para a região torácica. Com informações do portal Viva Bem.

(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!