Fiocruz confirma morte de pessoa com vírus influenza de origem suína
Foi confirmado que se tratava do vírus influenza A(H1N1)v, apresentando alta semelhança com vírus encontrados em suínos no Brasil em 2015
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) confirmou, neste sábado (24), a morte de uma pessoa com o vírus influenza A(H1N1)v, de origem suína. A vítima é do Paraná e já apresentava outras comorbidades, como histórico de câncer, e residia nas proximidades de uma fazenda de suínos.
Os sintomas tiveram início em 1º de maio. No dia 3, a pessoa piorou e teve um quadro de infecção respiratória aguda grave e foi hospitalizada. Em seguida, em 4 de maio, foi transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas, infelizmente, não resistiu e faleceu no dia seguinte, conforme informado em comunicado pela Fiocruz.
VEJA MAIS
Durante a internação, uma amostra de swab nasofaríngeo foi coletada para testes de influenza e SARS-CoV-2. como parte das atividades regulares de vigilância de vírus respiratórios. O exame identificou que se tratava de um vírus influenza A/H1. A Fiocruz, como referência nacional no assunto, recebeu a amostra para realizar análises complementares e sequenciamento genômico.
Foi confirmado que se tratava do vírus influenza A(H1N1)v, apresentando alta semelhança com vírus encontrados em suínos no Brasil em 2015. É importante ressaltar que esse caso não está relacionado ao vírus H5N1, que tem sido amplamente discutido nos últimos dias. O H5N1 é o vírus da influenza aviária, que afeta principalmente aves, e até o momento não há registros de casos em humanos no Brasil.
Os sintomas da A(H1N1)v são:
- febre;
- dor de cabeça;
- dor de garganta;
- dor abdominal.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA