Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário traz riscos à saúde, afirma médica
A especialista alerta que passar mais de cinco minutos sentado durante a evacuação pode acarretar no surgimento de hemorroidas
Para algumas pessoas, ficar sentado no vaso sanitário pode ser um momento para se distrair enquanto realizam a evacuação. Apesar de ser um hábito comum, a médica Stephanie Taylor explica que isto pode ser prejudicial à saúde. O tempo ideal para permanecer no vaso é de, no máximo, cinco minutos. De acordo com a especialista, ao ultrapassar este período, as consequências podem ser o aparecimento de hemorróidas e sangramento na região anal.
VEJA MAIS
A especialista afirma que, quando alguém senta no sanitário, o ânus fica posicionado em um nível diferente em relação às outras partes inferiores do corpo. Isto resulta em uma maior pressão das veias localizadas no reto, podendo facilitar o desenvolvimento de hemorróidas internas e externas.
O aparecimento de hemorróidas também pode estar relacionado ao excesso de força ao defecar ou ao uso de papel higiênico para fazer a limpeza da região. Um estudo publicado pelo National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, dos Estados Unidos, mostra que 30% das pessoas com hemorróidas terão o grau crônico da inflamação.
Quando o grau se agrava, pode se transformar em prolapso retal, que é a exposição da mucosa do reto, impossibilitando o controle das fezes.
Quais os sintomas de hemorróidas?
O principal sintoma é o surgimento de caroços na região anal. Além deste, o indivíduo pode apresentar dor ao evacuar, pus e sangramento ao defecar, e coceira frequente.
Como previnir o aparecimento de hemorróidas?
Hemorróidas podem ser prevenidas com a ingestão adequada de alimentos ricos em fibras e bastante água. De acordo com especialistas, ao evacuar, o ideal é que a pessoa lave a região anal, já que o uso excessivo de papel higiênico pode machucar e causar irritação na área.
(Estagiária Juliana Maia, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA