Família de paciente que precisa de cirurgia cardíaca faz campanha solidária para doação de sangue

Pedro Paulo T. de Andrade tem um tipo raro de sangue: O- (O NEGATIVO). As doações podem ser feitas em qualquer hemocentro do Estado, usando o código: FHCGV467

Rayanne Bulhões

A família de Pedro Paulo T. de Andrade está empenhada em conseguir doações voluntárias de sangue para que o idoso dê andamento em uma cirurgia cardíaca. A mobilização iniciou no último domingo (2). Pedro Paulo, de 65 anos de idade, está internado desde o dia 20 de junho, na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), em Belém. 

Pedro Paulo Andrade é morador da Ilha de Cotijuba e está com as artérias obstruídas. Desde novembro do ano passado ele se queixava de dores. Fez acompanhamento local, em uma Unidade Básica de Saúde, mas para acelerar o diagnóstico a família optou por fazer os exames particulares.

O filho, Eymar Andrade, contou ao O Liberal que o idoso foi encaminhado ao FHCGV e ficou na lista de espera para o cateterismo. No dia 20 de junho, Pedro acordou com fortes dores e foi internado na emergência da unidade, que é referência em doenças do coração.

VEJA MAIS 

image Pará registra quase 42 mil doações de sangue em 2023, mas movimento deve diminuir em julho
Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde coloca o Pará entre os quatro estados brasileiros com menor índice de doadores de sangue

image Mitos e verdades sobre a doação de sangue; confira as dicas para doar
Na Fundação Hemopa, campanha para evitar esvaziamento dos postos de coleta no fim de ano inicia nesta quarta (14)

"Papai era monitorado 24 horas, com médicos de várias especialidades. Refez vários exames e fez o cateterismo. De lá, depois que foi constatado que ele conseguia ir ao banheiro e andar sem sentir dores, fomos encaminhados para a enfermaria cardiológica, onde passamos três dias, e estamos na enfermaria cirúrgica desde quinta-feira (27)", disse Eymar Andrade.

O sangue do idoso é considerado raro: O- (O NEGATIVO). A equipe do hospital informou à família sobre a necessidade de conseguir os doadores. "Então eu e meus irmãos começamos a planejar como faríamos a campanha. Conhecemos muita gente pelos setores, muitas pessoas do interior, idosos que estão só com um parente e o resto da família toda para o interior. Por isso não estamos especificando as doações, porque assim conseguimos ajudar mais pessoas. (...) Nem todo mundo está tendo uma rede de apoio como o papai tem", reforça.

As doações podem ser feitas em qualquer hemocentro do Estado, com o código: FHCGV467.

Saiba os critérios para a doação:

Critérios para doar sangue:

– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.

Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!