Especialista explica benefícios da prática do yoga; saiba mais
A prática milenar pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade
Com origem que data há mais de 5 mil anos, na Índia, o yoga surgiu como uma forma de disciplina espiritual, que tem como foco a evolução do ser humano em todos os aspectos da vida. Para além dos benefícios para a saúde do corpo, a prática pode gerar resultados significativos para a saúde mental dos praticantes.
VEJA MAIS
De acordo com Radha Mohan Das, mestre e professor de yoga em Belém, a prática tem raízes históricas e é uma expressão de sabedoria que tem sido transmitida de geração em geração. Ao criar uma conexão com a tradição ancestral, os praticantes são convidados a trilhar um caminho de ensinamentos que se mantém vivo através dos séculos.
“Encontramos um roteiro para uma vida mais plena e significativa, permeada pela paz interior, segurança emocional e harmonia espiritual. Assim, cada postura, cada respiração, cada momento de meditação se torna uma jornada de autodescoberta e transformação, capacitando-nos a viver de forma mais consciente, compassiva e equilibrada em nossas rotinas e decisões cotidianas”, destaca Radha Das.
O especialista explica que tornar habitual a prática da atividade auxilia para uma vida mais saudável e equilibrada. “Considerado por muitos como um conhecimento de origens divinas, o yoga se apresenta como um manual prático para o corpo, a mente e a alma. Nesse contexto, ele não apenas oferece técnicas físicas, mas também uma filosofia de vida, um guia para explorar a essência mais profunda de nossa existência”, diz.
O mestre frisa que as literaturas sobre o tema, como o “Hatha Yoga Pradipika” de Swami Swatmarama, o “Gheranda Samhita” e o “Shiva Samhita”, descrevem aquelas que são consideradas as principais posturas, também chamadas de asanas.
As posturas foram selecionadas com base na eficácia em trabalhar diferentes aspectos do corpo e da mente, com o intuito de proporcionar flexibilidade, força, equilíbrio e tranquilidade mental. Os textos sugerem a prática dessas posturas como parte de uma disciplina abrangente de Yoga para alcançar a saúde física e o bem-estar espiritual.
Radha Das explica ainda que para cada faixa etária ou grupo de pessoas existe uma recomendação a ser seguida, a fim de tornar o exercício mais específico e personalizado de acordo com as necessidades de cada um. “Para cada faixa etária de idade se prepara uma aula específica, por exemplo: para crianças, adolescentes, jovens adultos e terceira idade e, também, uma prática diferente para cada caso específico, como é o caso das gestantes”, pontua.
Fisolosia que chama atenção
Em Belém, a engenheira ambiental Arundhati Devi Dasi pratica o Hatha Yoga há alguns anos, desde a pandemia de covid-19. Segundo ela, o que chamou atenção foi a filosofia do Yoga, que é baseada na não-violência, no vegetarianismo e na meditação.
“Foi o que me salvou. Tive uma melhora significativa dos meus quadros de depressão e ansiedade. Fisicamente também tive melhora do quadro de gastrite, emagreci e melhorou minha concentração nos estudos”, diz ela.
Arundhati aponta que é comum que as pessoas sintam-se acanhadas em começar a praticar. No entanto, segundo ela, a confiança nos resultados precisa ser maior do que o medo de iniciar uma atividade nova. “Muita gente tem vergonha de ir ou receio por não ter flexibilidade, mas é justamente nesses casos que a gente mais precisa”, afirma.
A yogini lembra ainda que é preciso ter tranquilidade com o processo. “Não tenha pressa. É um processo que acompanha a gente por toda a vida, conforme as nossas necessidades do momento”, completa Arundhati.
Confira 6 benefícios do Yoga:
- Ajuda a controlar a pressão arterial;
- Melhora a flexibilidade;
- Reduz a ansiedade e o estresse;
- Contribui para o foco e concentração;
- Contribui para o equilíbrio emocional;
- Melhora a respiração.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA