MENU

BUSCA

Esfoliação na pele: veja como manter o corpo hidratado no inverno

Dependendo da quantidade de vezes que é feito o procedimento pode ter uma reação inversa, com ressecamento e oleosidade.

Rayanne Bulhões

Independente do clima, a rotina de limpeza e cuidados com a pele deve acontecer. Um dos procedimentos queridinhos para manter o corpo hidratado é a esfoliação. Mas há controvérsias. Dependendo da quantidade de vezes que é feito o procedimento pode ter uma reação inversa, com ressecamento e oleosidade. Veja as dicas para uma esfoliação no inverno.

VEJA MAIS 

Período de veraneio pede mais cuidados com a pele, afirma dermatologista
Com o aumento da exposição ao sol, há riscos de queimaduras, insolação e outros problemas


Gato sem pelo sendo tatuado pela dona causa polêmica na internet; vídeo
A atitude dividiu opiniões, uma vez que os gatos da raça sphynx precisam de cuidados especiais com a pele

Esfoliação pode ser feita em qualquer estação do ano?

Não há nenhuma restrição climática que interfira na rotina de limpeza de pele com a esfoliação. O procedimento é importante para renovação celular e ajuda a desobstruir os poros e eliminar as células mortas. Um hidratante específico para o tipo de pele pode compensar esse ressecamento.

Quantidade de esfoliação deve ser reduzida no inverso?

A relação entre esfoliação x quantidade de vezes que o procedimento pode ser realizado vai depender diretamente do tipo de pele que a pessoa tenha. Seca, mista ou oleosa, por exemplo.  No caso das peles mistas, a esfoliação pode ser realizada uma única vez na semana. Se tiver pele seca, o recomendado será uma vez a cada 15 dias. A relação sobre quantidade de vezes também está ligada à relação sobre a barreira natural do corpo. Quanto maior a frequência, maior a perda dessa camada.

Cicuta Venenosa: ‘planta mortal’ quase mata criança nos EUA e pais fazem alerta
A menina de seis anos começou a apresentar erupções na pele do rosto e dificuldade para respirar. Saiba onde encontrar a planta no Brasil

Esfoliantes caseiros são melhor?

Açúcar, café e fibras. Os esfoliantes caseiros não são mais eficazes e podem, inclusive, causar microcortes na pele. Prefira produtos com esferas esfoliantes e não force na hora de aplicar no rosto.

Detentos seguem internados com doença misteriosa que 'come' pele
Necrose de membros seriam intensificados pela falta de limpeza e superlotação da unidade

É preciso hidratar após a esfoliação?

Após a esfoliação é preciso hidratar para reestabelecer a barreira cutânea. O procedimento elimina as células mortas e a oleosidade natural da pele, dando uma camada protetora. Dessa forma, evita-se que o rosto fique irritado ou cause o efeito rebote, que aumenta a oleosidade da pele.

Esfoliação corporal evita pelos encravados?

Muita gente acha que a esfoliação pode evitar e combater os pelos encravados. Há, na verdade, uma melhora da renovação celular da pele. Mas dependendo de como é feita, pode até predispor mais foliculite e os pelos encravados.

Saúde