MENU

BUSCA

Entenda o que é enterocolite, a doença de Ravi, filho de Viih Tube

A complicação, que só foi revelada agora, é uma das principais complicações em bebês prematuros

Luciana Carvalho

O pequeno Ravi, segundo filho de Viih Tube e Eliezer, recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, neste sábado (14/12). O bebê estava internado desde 25 de novembro devido a um quadro de enterocolite, uma condição intestinal grave. A complicação, que só foi revelada agora, é conhecida como enterocolite necrosante, uma das principais complicações em bebês prematuros, como é o caso de Ravi.

O que é a enterocolite necrosante?

A enterocolite, também chamada de colite, é uma inflamação intestinal que pode ser grave, manifestando-se em formas necrosante ou ulcerativa. A enterocolite necrosante ocorre devido ao baixo amadurecimento do fluxo sanguíneo, dificultando o suprimento de oxigênio para o intestino e podendo levar à formação de lesões na superfície intestinal, conforme explicado no manual MSD de medicina.

Essas lesões e a baixa diversidade bacteriana no intestino podem causar dificuldades alimentares graves e aumentar o risco de infecções generalizadas. A enterocolite é fatal para cerca de 20% dos bebês que desenvolvem a condição, e muitos enfrentam problemas intestinais ao longo da infância.

VEJA MAIS

Filho de Viih Tube e Eliezer tem alta hospitalar após 19 dias de internação
Ravi estava internado desde o dia 25 do mesmo mês para tratar uma doença rara e grave

Eliezer atualiza estado de saúde do filho Ravi, que está há 15 dias internado na UTI
Ele também falou sobre a recuperação da avó de Viih Tube, internada após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC)

Após internação do filho, Viih Tube faz apelo no Instagram: 'parem de falar o que não sabem'
Ex-BBB foi às redes sociais para pedir que parassem de fazer suposições sobre o diagnóstico de Ravi

O que causa a enterocolite necrosante?

A enterocolite pode ser provocada por infecções virais ou bacterianas, alergias alimentares, ou ainda pelo uso de medicamentos imunossupressores, antibióticos ou quimioterápicos, que alteram a flora intestinal e favorecem o surgimento de infecções, segundo o site Tua Saúde, do grupo Rede D’Or,

A enterocolite pode se manifestar de diferentes formas, sendo a enterocolite necrosante a mais comum em bebês prematuros.

Quais os sintomas da enterocolite necrosante?

Os sintomas incluem inchaço no abdômen, dificuldade para se alimentar, perda de apetite, febre, vômitos de cores intensas como verde e vermelho, presença de sangue nas fezes, pouca energia, temperatura corporal baixa e dificuldade respiratória. O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue e imagem.

Qual o tratamento para a enterocolite necrosante?

O tratamento envolve a suspensão da alimentação oral, substituída por nutrição intravenosa, além da administração de antibióticos. Em casos graves, pode ser necessária uma cirurgia para a remoção das lesões intestinais.

Saúde