Dieta Cetogênica: cardápio para 7 dias, receita e os alimentos proibidos e permitidos para emagrecer
Veja o passo a passo sobre a dieta para perder peso. Nutricionista Nayara Guimarães explica o que comer e se vale a pena seguir o plano alimentar
A dieta cetogênica promete eliminar 8 kg em um mês. O método de emagrecimento é indicado para quem quer perder peso, já que o paciente deixa de comer alimentos ricos em carboidratos, como pão e arroz, e assim, o organismo passa a utilizar a gordura do próprio corpo como fonte de energia. Na dieta, os alimentos ricos em gorduras boas, como o abacate, ovos e salmão, são permitidos. Basicamente, o plano alimentar se assemelha à dieta low carb.
Assista a dicas de como fazer a dieta cetogênica:
Veja como iniciar a dieta e emagrecer em 30 dias:
VEJA MAIS
Dieta cetogênica: o que se pode comer?
Na dieta cetogênica, o consumo diário de carboidratos são reduzidos drasticamente, sendo indicado o consumo de apenas 20 a 50 gramas por dia. Para compensar essa “ausência” de certos alimentos, como o pão, o arroz e o macarrão, o paciente deve ingerir alimentos ricos em gorduras boas, como o coco, castanhas e a sardinha.
Dieta cetogênica: quais são os alimentos permitidos na dieta?
De acordo com a nutricionista Nayara Guimarães, pós graduanda em Nutrição Clínica, as carnes vermelhas, peixe, frango, queijos e ovos devem ser priorizados na dieta para suprir a insuficiência de carboidrato. Saiba quais são os outros alimentos liberados:
- Salmão, truta e sardinhas;
- Azeite de oliva, óleo e manteiga;
- Creme de leite, iogurtes naturais e sem açúcar, leite de coco, leite de amêndoas e a nata;
- Amendoim, castanhas, nozes, avelãs, castanha do Pará, amêndoas, manteiga de amendoim, pasta de amêndoa e pasta de castanha de caju;
- Frutas como morangos, amoras, framboesas, mirtilos, cerejas, abacate e coco;
- Espinafre, alface, brócolis, cebola, pepino, abobrinha, couve-flor, aspargo e couve.
Dieta cetogênica: quais são os riscos à saude?
Nos últimos anos, a dieta cetogênica ganhou popularidade como uma abordagem eficaz para perda de peso e controle de açúcar no sangue. Baseada em uma redução drástica de carboidratos e aumento no consumo de gorduras saudáveis, essa dieta induz o corpo a um estado de cetose, em que queima gordura como principal fonte de energia. No entanto, é importante estar ciente dos riscos potenciais associados a essa abordagem nutricional.
- Deficiências nutricionais: A dieta cetogênica é restritiva em termos de grupos alimentares, o que pode levar a deficiências de vitaminas, minerais e fibras essenciais.
- Efeito sobre o colesterol: Embora alguns estudos sugiram melhorias no perfil lipídico, a dieta cetogênica pode aumentar o colesterol LDL em certos indivíduos.
- Efeito sobre a saúde cardíaca: A restrição de carboidratos pode levar a uma maior ingestão de gorduras saturadas, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas a longo prazo.
- Efeito sobre a saúde renal: A dieta cetogênica pode colocar um fardo adicional nos rins, especialmente para aqueles com problemas renais preexistentes.
- Efeitos colaterais temporários: No início da dieta cetogênica, algumas pessoas podem experimentar fadiga, tonturas, náuseas e constipação.
Embora a dieta cetogênica possa ter benefícios para certas pessoas, é importante considerar os riscos potenciais e consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer regime alimentar restritivo. A chave para uma alimentação saudável é a moderação e variedade.
Dieta cetogênica: quantos quilos perde?
Quem seguir à risca a dieta, reduzindo o consumo de carboidrato sob a supervisão de um nutricionista e comendo alimentos ricos em gordura boa, consegue emagrecer até 8 kg em um mês.
Dieta cetogênica: quanto tempo dura a dieta?
A nutricionista Nayara Guimarães afirma que o tempo mínimo da dieta cetogênica deve ser de duas semanas, mas o ideal é que seja seguida de cinco a oito semanas. De acordo com a profissional, esse é o tempo que o corpo humano consegue se adaptar à estratégia de emagrecimento, potencializando a queima de gordura.
Passo a passo: como fazer a dieta cetogênica?
O plano alimentar é indicado para quem quer emagrecer em um mês. Para isso, a aposta é montar um plano alimentar que envolva, claro, o consumo de gorduras boas, como ovo, o abacate, castanhas e queijos nos lanches, mas também a ingestão de carne vermelha, frango e peixe no almoço. O consumo de chás sem açúcar e bastante água também são importantes.
Veja o exemplo de um cardápio:
Cardápio da dieta cetogênica para emagrecer em 30 dias:
Café da manhã: omelete feito com 2 ovos e recheio de legumes + 1 copo de suco de morango com 1 colher de chá de sementes de linhaça.
Lanche da manhã: vitamina de morango com leite de coco + 5 nozes.
Almoço/ Jantar: salada de legumes com alface, cebola e frango + 5 castanhas de caju + azeite de oliva + parmesão e sementes de gergelim.
Lanche da tarde: ovos fritos na manteiga + queijo coalho.
O que não se pode comer na dieta cetogênica?
Os alimentos ricos em carboidratos não são permitidos dentro da dieta, como:
- Batata doce;
- Banana;
- Pão;
- Aveia;
- Maizena;
- Farinha de trigo;
- Grão de bico;
- Lentilha;
- Feijão;
- Bolos;
- Doces;
- Chocolates;
- Pizza;
- Lasanha;
- Leite de vaca.
Para quem é indicado seguir a dieta cetogênica?
Segundo a nutricionista Nayara Guimarães, a dieta cetogênica é indicada para atletas ou pessoas que praticam atividade física, justamente por ser uma estratégia que ajuda a reduzir o percentual de gordura do corpo e a manter a massa magra. Ainda conforme aponta a profissional de saúde, o plano alimentar também pode trazer benefícios à vida de pessoas que possuem doenças neurológicas agudas e crônicas, como a epilepsia e espasmos infantis.
Qual celebridade já emagreceu com a dieta cetogênica?
A cantora Jojo Todynho conseguiu emagrecer 10 quilos com a ajuda da dieta, após retirar um balão gástrico, ainda em abril do ano passado.
Dieta cetogênica para perder peso funciona?
A nutricionista Nayara Guimarães afirma que a dieta cetogênica funciona, sim, e pode ser ótima para pacientes que sofrem com síndrome metabólicas ou obesidade. Mas, para pessoas saudáveis, esta dieta restritiva e mal aplicada por um período longo pode trazer uma falsa ilusão de que dieta “é algo chato e complicado”, podendo até ser um “atalho perigoso”.
Vale ou não fazer?
Nayara Guimarães explica que a dieta cetogênica requer uma série de cuidados, e por isso, precisa ser feita sob supervisão de um nutricionista. Ainda de acordo com a profissional da saúde, a cetogênica, por ser um método de emagrecimento baixíssimo em carboidrato, não precisa ser usada como um estilo de vida, já que o arroz, o macarrão e o feijão não são os vilões da alimentação. Veja os efeitos colaterais da dieta:
- Carência nutricional;
- Cansaço excessivo;
- Dor de cabeça;
- Em certos casos, compulsão alimentar.
Quem não deve fazer a dieta cetogênica?
A dieta cetogênica é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos, crianças e adolescentes, mulheres grávidas ou que estão amamentando. Assim, como também diabéticos tipo 1 e tipo 2, pessoas com baixo peso, com histórico de doenças no fígado, rins e pedra na vesícula.
* Atenção: Toda a dieta precisa ser prescrita por um profissional de nutrição. A falta de orientação adequada pode representar riscos graves à saúde. Procure orientação especializada para saber qual modelo funciona melhor para o seu organismo.
(*Estagiária Amanda Martins, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA