Dia Mundial sem Tabaco: cigarro custa 8 milhões de vidas por ano, segundo OMS
A OMS alerta ainda que o tabaco é prejudicial não apenas para a saúde humana, mas para o meio ambiente e cobra responsabilização da indústria pelos danos causados ao planeta
No Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) trazem informações preocupantes.
Segundo a OMS, a indústria do tabaco custa ao mundo mais de 8 milhões de vidas, 600 milhões de árvores, 200.000 hectares de terra, 22 bilhões de toneladas de água e 84 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.
A OMS alerta ainda que o tabaco é prejudicial não apenas para a saúde humana, mas para o meio ambiente e cobra responsabilização da indústria pelos danos causados ao planeta.
As informações constam no relatório da OMS “Tobacco: Poisoning our planet” (Tabaco: Envenenando nosso planeta, em tradução livre). O documento destaca que a pegada de carbono da indústria do tabaco – da produção, processamento ao transporte, é equivalente a um quinto do CO2 produzido pela indústria aérea comercial a cada ano, contribuindo ainda mais para o aquecimento global.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA