Dia Internacional de Atenção à Gagueira: fonoaudiólogo orienta sobre como cuidar desse transtorno
As dicas são do fonoaudiólogo artístico Vinícius Araújo, conhecido como Vini Fono
Neste sábado (22), é celebrado o Dia Internacional de Atenção à Gagueira, data de conscientização que existe desde 1998 e que começou na Califórnia, nos Estados Unidos. É um dia para informar, conscientizar e educar a população sobre esse transtorno da fluência que afeta a saúde da comunicação. O Grupo Liberal listou orientações sobre o tema, a partir de uma entrevista com o fonoaudiólogo artístico Vinícius Araújo, de Belém, conhecido como Vini Fono.
- O que é a gagueira e qual a importância de falar sobre o assunto?
A gagueira é um problema neurobiológico que causa reflexos na disfunção da fala, sendo conhecida pela repetição de sons e sílabas, além de paradas involuntárias que causam questões à fluência verbal entre outras. A origem do quadro se dá, provavelmente, no funcionamento incorreto dos núcleos de base, comunhões de células nervosas relacionadas com o controle motor. A importância de falar do assunto é sempre válida, a gagueira pode acometer diversas idades e causa sérios prejuízos na comunicação e na vida social.
- Como a gagueira pode aparecer?
Por ser um distúrbio multitafatorial devemos levar três fatores no aparecimento e manutenção da gagueira. São eles: os fatores predisponentes; os fatores precipitantes predominantemente ambientais; e os fatores perpetuantes, incluindo sentimentos como o medo e a ansiedade diante de situações de comunicação oral.
- Dá para evitar esse problema?
Não tem como “evitar” especificamente, por conta que o seu surgimento ainda vem sendo estudado e por se tratar de fatores neurobiológicos. Mas o auxílio é sempre necessário em diversas etapas da vida.
- A gagueira tem cura ou tratamento?
A gagueira não tem cura, porém tem tratamento com profissional fonoaudiólogo que irá auxiliar com técnicas que irão ajudar a melhorar a comunicação do indivíduo e outros profissionais como neurologista e psicológico que irão atuar em outros aspectos.
- Nervosismo é um fator de intensificação?
Sim sim, como supracitado acima, os fatores ambientais, sentimentais tem uma relação direta com indivíduo que sofre com a gagueira, por isso o profissional fonoaudiólogo irá trabalhar técnicas específicas incluindo as de relaxamento.
- Quem canta não gagueja?
Quem canta não gagueja devido a o planejamento melódico. É como se a canção já tivesse sido decorada por isso a dificuldade é menor, diferente da fala espontânea, requer um planejamento mental e resposta imediata, por isso a dificuldade é maior.
- Quais profissionais devem ser procurados em casos de gagueira?
O médico ou fonoaudiólogo pode avaliar o padrão de gagueira. Avaliar quais estratégias podem funcionar melhor. E o psicólogo acompanhar o caso para auxiliar no apoio psicológico.
- Qual a dica para pais e mães que percebem gagueira nos filhos?
Primeiro sinal de esforço na fala da criança, os pais nunca devem pressionar, o ideal é buscar principalmente na escola como anda as atividades escolares. Buscar ajuda profissional, para o diagnóstico precoce e intervenção imediata.
- Como conviver com a gagueira no dia a dia sem enfrentar grandes transtornos?
A gagueira por si só já é um grande transtorno, se não tratar precocemente. Hoje existe grupos nacionais e encontros que auxiliam na gagueira. Esse dia 22 de outubro, que é retificado sobre essa patologia que acomete várias fases da vida, é pra reforçar a importância do cuidado e a busca da ajuda profissional.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA