MENU

BUSCA

Como saber se uma bebida foi adulterada; confira as dicas

Diante do aumento das denúncias relacionadas à adulteração de bebidas, é fundamental que os consumidores estejam atentos e saibam identificar os sinais

Pedro Garcia

Após a polêmica que agitou o fim de semana em Belém sobre uma jogadora de beach tennis que supostamente dopava suas adversárias para vencer as partidas, a equipe de reportagem de Oliberal.com preparou uma lista com dicas sobre como identificar se sua bebida foi adulterada. A situação levantou preocupações sobre a segurança dos consumidores e a importância de reconhecer sinais de possíveis adulterações em bebidas consumidas em festas, bares, restaurantes e até mesmo em arenas esportivas.

Diante do aumento das denúncias relacionadas à adulteração de bebidas, é fundamental que os consumidores estejam atentos. A identificação de sinais de adulteração pode prevenir não apenas desconfortos, mas também riscos de abusos ou até mesmo de morte. A seguir, apresentamos algumas orientações úteis, que podem ajudar a garantir a segurança ao consumir bebidas em lugares "desconhecidos".

VEJA MAIS

Adolescente morre após beber energético com ‘cocaína rosa’; entenda o caso
A droga foi colocada na bebida sem que o garoto de 14 anos notasse

Whey protein adulterado: 48 marcas são suspensas por Amino Spiking; saiba o que é e confira a lista
Empresas são suspeitas de vender o produto com fórmula modificada, conforme notificação enviada ao Governo Federal pela Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI)

Número de mortos por bebida adulterada na Índia sobe para 53
O lote adulterado era uma mistura de "arrack", uma bebida destilada típica da região, com metanol

Para reconhecer se uma bebida foi adulterada, preste atenção aos seguintes sinais:

  1. Alterações no comportamento: mudanças drásticas no seu comportamento, como euforia excessiva, confusão, agitação ou apatia repentina, podem indicar que substâncias químicas foram adicionadas à bebida.
  2. Perda de memória: lapsos de memória após consumir a bebida, especialmente se você não se lembra do que aconteceu durante ou após o consumo, são um sinal de alerta. Substâncias como o GHB podem causar amnésia.
  3. Mudança no sabor ou cheiro: se você notar um sabor ou cheiro estranho na sua bebida, isso pode ser um indicativo de que algo foi adicionado. Confie em seus sentidos e descarte a bebida se suspeitar de adulteração.
  4. Sintomas físicos incomuns: preste atenção a reações físicas inesperadas após beber, como náuseas intensas, tontura extrema ou desmaios. Esses sintomas podem sugerir que drogas foram adicionadas à bebida.
  5. Alterações visuais: observe se há mudanças na cor da bebida ou a presença de partículas estranhas. Alterações visuais podem ser um sinal de que algo foi misturado à sua bebida.
  6. Dificuldade em se comunicar: se você ou alguém próximo começar a ter dificuldade para falar, ou se comunicar claramente, isso pode ser um sinal de intoxicação por drogas.
  7. Problemas de coordenação motora: perda de equilíbrio e dificuldades para se mover podem indicar que a bebida foi adulterada. Se perceber esses sintomas em si ou em amigos, procure ajuda imediatamente.
  8. Reações emocionais extremas: Comportamentos como paranoia, alucinações ou mudanças bruscas de humor também são sinais de que algo pode ter sido colocado na bebida. 

*(Pedro Garcia, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)

Saúde