Café da manhã para emagrecer: veja 5 hábitos que ajudam a perder peso

Uma das principais refeições precisa ser olhada com ‘carinho’. Nutricionista destaca práticas que auxiliam na jornada de emagrecimento

Gabriel Bentes
fonte

O processo de emagrecimento é impulsionado pelo déficit de calorias, ou seja, deve-se comer menos do que a quantidade se gasta. O sonho de quem está determinado a emagrecer é comer sem culpa, mas, para chegar nessa equação calórica é preciso estar atento a diversos fatores. Alguns alimentos com teores muito doces ou salgados podem intervir no objetivo principal, e, em vez de proporcionar saciedade, fazer com que você sinta mais fome.

Para a perda de peso é necessário uma boa alimentação. A água, por exemplo, é um recurso natural fundamental e deve ser consumida de forma adequada para o funcionamento correto do corpo. Thayanne Neiva, nutricionista da clínica Tivolly, de Brasília, lista 5 hábitos para inserir no café da manhã que ajudam na perda de peso.

1. Beber água antes da primeira refeição

A hidratação é fundamental para o emagrecimento. O ato de beber água antes do café da manhã é uma ótima forma de despertar o corpo. “Repor a água do jejum noturno vai ajudar na função intestinal”, afirma Thayanne. A quantidade ideal de água para ingerir antes da primeira refeição está por volta de 400ml e 600ml.

2. Abandonar os açucarados

O açúcar pode ser um grande inimigo na perda de peso, já que possui muitas calorias, se concentra em pequenas quantidades e não tem nenhuma fibra. Ingeri-lo de manhã impacta na circulação de açúcar no sangue e na liberação de insulina - responsável por manter o controle no sangue do açúcar -, o que pode acarretar uma hipoglicemia de rebote, ou seja, uma queda acentuada dos níveis de glicose no sangue. A hipoglicemia tras ao organismos a sensação de fraqueza e fome.

Troque o açúcar por carboidratos complexos, como as frutas, que terão a glicose liberada de forma gradual na corrente sanguínea. Isso proporciona mais saciedade e impede picos de glicemia”, explica a nutricionista.

3. Evitar alimentos com muito sal

“Apesar de o sal não se converter diretamente em gordura no corpo, por não ter calorias, o alto teor dessa substância interfere na percepção do paladar para gorduras, disfarçando o gosto do ingrediente. E a gordura possui alta concentração de calorias”, explica Thayanne.

4. Fixar um horário para comer

É muito importante ter uma regularidade nos horários das refeições para o ciclo circadiano, isto é, o ritmo em que o organismo realiza suas funções ao longo de um dia. Consequentemente, a produção de hormônios que promovem o emagrecimento é potencializada. Dois deles são a leptina, que sinaliza saciedade, e a insulina, que indica a entrada da glicose nas células.

5. Acrescentar mais proteínas

Thaynne indica escolher proteínas com menor quantidade de gordura, como ovos, frango desfiado e atum. “Eles são alimentos que, além de auxiliar na saciedade, evitam a perda de massa magra. O emagrecimento é a perda de gordura e a manutenção ou ganho de massa muscular”, recomenda.

(*Gabriel Bentes, estagiário sob supervisão do editor web de Oliberal.com Felipe Saraiva)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!