Brasil vai ofertar testes gratuitos para diagnóstico de clamídia e gonorreia
Essa é uma forma de ampliação no diagnóstico das doenças, por meio do Sistema Único de Saúde
O Sistema Único de Saúde (SUS) está ampliando suas opções de diagnóstico para clamídia e gonorreia, duas doenças sexualmente transmissíveis (ISTs), por meio de sua Rede Nacional de Laboratórios.
Esses novos testes oferecidos pelo SUS visam possibilitar um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, garantido para a redução das chances de complicações decorrentes dessas doenças. Anteriormente, o tratamento para clamídia e gonorreia na rede pública era baseado em sinais e sintomas, sem a identificação do patógeno responsável pela infecção.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, esse avanço foi possível graças a um investimento de R$ 3,3 milhões. Os exames estarão disponíveis para a testagem de pessoas assintomáticas, permitindo um diagnóstico em tempo oportuno e o tratamento adequado, conforme esclarecido pelo ministério.
VEJA MAIS
Embora os exames já estejam presentes na Tabela de Procedimentos, Medicamentos e Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) do SUS, não havia, até então, uma estratégia para implementar uma testagem em larga escala.
"Desde março, 82 laboratórios da rede vêm sendo preparados para realizar o exame molecular para detecção qualitativa de clamídia e gonococo. os serviços colherão amostras e encaminhá-las aos laboratórios de referência", informou o ministério.
O que é a Clamídia?
A clamídia, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, geralmente provoca lesões nos órgãos genitais de homens e mulheres. Além disso, as feridas podem se manifestar na garganta e nos olhos.
O que é a Gonorreia?
A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, e pode afetar regiões como o colo do útero, o reto, o revestimento da uretra, a garganta ou a membrana da parte frontal dos olhos.