Anvisa lança plataforma para consultar remédios similares aos de marca

Consulta online permite que público comprove se o similar foi devidamente regularizado e pode substituir um remédio de referência

Luciana Carvalho
fonte

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou nesta semana uma plataforma atualizada para facilitar a consulta sobre quais remédios similares podem ser intercambiáveis com os medicamentos de referência. Essa iniciativa visa garantir que os pacientes possam utilizar alternativas ao medicamento original sem comprometer a eficácia e a segurança do tratamento.

Quando um médico prescreve um medicamento conhecido como "de referência" ou "de marca", a Anvisa permite que ele seja substituído por seu equivalente genérico, desde que este tenha passado por uma avaliação rigorosa de qualidade, eficácia e segurança.

No entanto, com os similares — versões que contêm o mesmo princípio ativo mas são vendidas sob diferentes nomes comerciais — a situação é diferente. Nem todos os similares disponíveis no mercado podem ser automaticamente trocados pelo medicamento de referência, pois a exigência de comprovação de equivalência, aplicada aos genéricos desde 2003, só se estendeu aos similares posteriormente.

VEJA MAIS

image Faturamento dos fabricantes de genéricos cresce 16,5% no 1º semestre de 2023 no Brasil
Venda de medicamentos genéricos registrou o crescimento de 3,67%

image Acetilcisteína: para que serve, como tomar e quais os benefícios e riscos
Esse medicamento é um expectorante contraindicado para menores de dois anos

image Diclofenaco: para que serve, como tomar e quais os benefícios e riscos
A médica Lídia Gonçalves recomenda o uso deste medicamento apenas sob prescrição do especialista

A Anvisa informou que a maioria dos medicamentos similares já possui essa comprovação de equivalência, porém, devido à constante entrada de novos registros, a lista oficial de produtos regularizados pode rapidamente tornar-se desatualizada. Para lidar com essa dinâmica, a agência passou a disponibilizar desde 2014 uma lista atualizada online de todos os medicamentos similares intercambiáveis.

A nova plataforma online de Consultas da Anvisa permite que profissionais de saúde e o público em geral consultem facilmente quais medicamentos similares intercambiáveis estão aptos para substituir os de referência. Esse sistema busca oferecer maior transparência e segurança na escolha e prescrição de medicamentos, alinhando-se aos padrões de qualidade exigidos para o cuidado com a saúde pública.

Como saber quais medicamentos similares são intercambiáveis com um medicamento de referência?

Se a consulta for a partir do remédio de referência, os medicamentos similares que são intercambiáveis podem ser encontrados por meio do seguinte passo a passo:

  • Entre na seção de consulta de medicamentos, pelo link https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/
  • No campo “Categoria Regulatória”, selecione a opção “Similar”.
  • No campo “Medicamento de referência”, digite o nome comercial do medicamento de referência.
  • Clique em “Consultar”.
  • A página será redirecionada para uma relação de todos os medicamentos similares que são intercambiáveis com o medicamento de referência pesquisado.
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!