MENU

BUSCA

Air fryer: confira os alimentos não indicados para cozinhar na fritadeira elétrica

Além de ser uma opção mais saudável, os pratos preparados adquirem textura, crocância e sabor, muitas vezes superiores ao cozimento no forno convencional

Rayanne Bulhões

As air fryers se tornaram populares entre os amantes da gastronomia, oferecendo a possibilidade de fritar alimentos utilizando ar quente, dispensando o uso de óleo. Além de ser uma opção mais saudável, os pratos preparados adquirem textura, crocância e sabor, muitas vezes superiores ao cozimento no forno convencional. Diversas iguarias como pão de queijo, batata frita e pizzas podem ser prontas rapidamente. Entretanto, há alguns alimentos que devem ser evitados na fritadeira. Confira!

VEJA MAIS 

Dia do Pão de Queijo: confira cinco maneiras de fazer a receita
A famosa receita brasileira pode ser feita na air fryer, sanduicheira, microondas, frigideira e até na forma de pudim para ficar gigante

Como fazer coxinha de frango na Air Fryer de forma rápida e com saúde; receita com passo a passo
Coxinha é um prato tradicional para os brasileiros e combina com petisco, lanche e refeição. Air Fryer é usado

Batata frita na air fryer: economize tempo na cozinha e faça deliciosos petiscos
Batata frita e sal são os únicos ingredientes. O tempo de preparo é de, no máximo, 25 min; confira



1 - Pipoca:

No caso da pipoca, o micro-ondas é a melhor alternativa, uma vez que a maioria das air fryers não alcança a temperatura necessária para estourar os grãos.

2 - Macarrão cru:

Cozinhar macarrão requer água fervente, o que torna impossível a preparação do alimento na air fryer. Além disso, cozinhar molhos para massas na fritadeira pode causar danos ao aparelho e resultar em uma bagunça.

3 - Torradas:

Muitos utilizam a air fryer para aquecer pães e torradas a fim de conferir mais crocância. Embora funcione, com o tempo as torradas podem perder a umidade e se tornar excessivamente duras. As migalhas também podem se acumular no fundo do cesto durante o cozimento.

4 - Arroz:

Da mesma forma que o macarrão, o cozimento do arroz requer água, tornando a air fryer inadequada para essa finalidade. 

5 - Verduras secas:

Folhas de alface, couve e espinafre, por exemplo, podem perder sua crocância quando cozidas na air fryer. Além disso, essas folhas podem se espalhar pelo aparelho, gerando mais bagunça do que um lanche saboroso.

6 - Queijo:

Enquanto produtos congelados à base de queijo, como pedaços empanados ou palitos de mussarela, funcionam bem na air fryer, queijos frescos não são recomendados. Isso ocorre porque esses queijos possuem baixa temperatura de fusão, o que significa que podem queimar rapidamente.

Saúde