Açaí e cacau estão entre as frutas que fazem bem para a memória; confira

Alimentos com alta concentração de compostos antioxidantes auxiliam na prevenção de processos inflamatórios

Kamila Murakami

Manter uma alimentação equilibrada é fundamental na prevenção de inflamações que podem afetar as funções cognitivas. O aumento das doenças inflamatórias, até mesmo por meio das infecções virais ou bacterianas, pode causar danos às funções cerebrais.

VEJA MAIS

image Conheça 5 alimentos que podem envelhecer a pele mais rápido
Um vídeo do médico Saurabh Sethi, especialista em Gastroenterologia, viralizou no Tik Tok falando sobre o assunto

image Açaí é eleito uma das melhores frutas do mundo; confira o ranking
O açaí lidera o pódio entre as nacionais, ficando acima da jabuticaba e do guaraná. Os dados são do TasteAtlas

Estudos recentes indicam que os níveis de mediadores inflamatórios mais elevados na corrente sanguínea aumentam a probabilidade de uma pessoa desenvolver problemas na saúde cognitiva, como o Alzheimer, por exemplo. 

Sobre isso, a pandemia do coronavírus não deixa negar. Inúmeras foram as pessoas que tiveram as funções cognitivas afetadas devido à inflamação gerada pelo vírus. Portanto, para conter processos inflamatórios e manter a saúde em dia, é preciso rever questões comportamentais e hábitos alimentares.

Uma alimentação consistentemente anti-inflamatória, com alta ingestão de compostos antioxidantes — responsáveis pela neutralização dos radicais-livres — é fundamental. No grupo das frutas, inclusive, existe uma seleção para lá de valiosa, tome nota:

Açaí 

Quando o assunto são antioxidantes, esse fruto não deixa nada a desejar. Ele é um grande aliado na prevenção de doenças degenerativas, incluindo o Alzheimer e o Parkinson, por conter compostos fenólicos e antocianinas significativos, capazes de reduzir o acúmulo da proteína beta-amilóide, associada ao desenvolvimento de doenças degenerativas. Os compostos presentes no fruto, típico da região Norte do País, ajudam a manter a saúde cerebral em dia. Lembre de optar por versões naturais da bebida.

Cacau

Os flavonóides presentes no cacau são amplamente estudados em razão dos benefícios para a saúde cardíaca e para o organismo. E as vantagens não decepcionam quando o assunto é o bom funcionamento do cérebro. Neurocientistas afirmam que, devido aos compostos bioativos, o cacau estimula o crescimento de novas células cerebrais e ainda previne a morte das células já existentes. Os flavonóides presentes geram aumento da quantidade de sangue no giro denteado, área específica do cérebro localizada no hipocampo, que é a estrutura relacionada à memória.

Abacate

Além de delicioso, o abacate é uma fruta de alta densidade nutricional. Com a presença de antioxidantes, como a vitamina E, também vale destacar a presença de luteína, um carotenóide com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, associada à à memória. Misturar o abacate ao cacau pode ser uma forma de potencializar os benefícios.

Cramberry

Uma pesquisa da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, avaliou os reais benefícios do cranberry para a memória e para a função cerebral. O estudo destacou o potencial neuroprotetor da fruta, com ênfase nos indivíduos com idade entre 50 e 80 anos. Segundo os pesquisadores, basta uma xícara de cranberry por dia para desfrutar de benefícios neurológicos e até na prevenção de doenças neurodegenerativas.

Frutas vermelhas

As famosas frutas vermelhas tomam a cena quando o assunto é saúde. Elas possuem uma substância conhecida como fisetina, também da família dos flavonóides, que melhora a comunicação entre os neurônios, resultando no maior desenvolvimento de funções cognitivas como a memória, o raciocínio e a atenção.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!