Ufopa abre vagas para mestrado em Física
Confira a coluna da Ufopa, que também destaca mostra e minicurso de audiovisual e ações de cidadania na universidade
O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) está com inscrições abertas e, em Santarém, a Ufopa coordena os trabalhos de inscrição e processo de seleção. Os interessados podem se inscrever até 30 de setembro. O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental, com ênfase principal em aspectos de conteúdos na área de Física.
Mostra Audiovisual
No dia 10 de novembro ocorrerá a I Mostra Audiovisual de Extensão Universitária da Ufopa, que visa dar maior visibilidade às atividades de extensão realizadas pela Universidade em Santarém e região. A Mostra será realizada na abertura do VII Salão de Extensão, integrando a programação da X Jornada Acadêmica da Ufopa. Os vídeos deverão mostrar o impacto das ações universitárias na comunidade externa e na formação dos estudantes de graduação.
Minicurso de Audiovisual
Estão abertas até 16 de setembro as inscrições para o minicurso de Noções Básicas sobre Produção Audiovisual, que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro em Santarém. Voltado ao público iniciante, o minicurso pretende demonstrar o que é produzir audiovisual e quais produtos possíveis para uma produção com celular ou câmera semiprofissional.
Norte Conectado
A Ufopa foi sede do 1º Seminário Técnico do Programa Norte Conectado, em Santarém. Durante o evento, foi apresentado um panorama da evolução que o programa trouxe aos serviços públicos e ao setor de telecomunicações da região Amazônica. Estiveram presentes representantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pela implantação de toda a infraestrutura óptica da Infovia 00, que conecta Macapá a Santarém, passando pelas cidades de Almeirim, Monte Alegre e Alenquer. Com essa fibra, a Ufopa vai interligar todos os seus campi fora da sede com conexão de alta velocidade, exceto Itaituba. A infovia 00 é um projeto-piloto do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), que integra o Norte Conectado.
Cidadania e Saúde
As comunidades Surucuá e Parauá, localizadas na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, receberam a ação “Cidadania e Saúde” promovida Ufopa em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará, o 35º Batalhão de Polícia Militar, a Cáritas da Arquidiocese de Santarém e a Congregação das Irmãs Franciscanas de Maristella. Mais de 600 pessoas participaram de palestras e rodas de conversas para prevenção e promoção da saúde.
A ação faz parte do projeto “Promoção da saúde mental em momento de pandemia através da fitoterapia em comunidades do oeste paraense”, do Instituto de Saúde Coletiva. O projeto tem adotado uma ampla frente de trabalho para, além de mobilizar as comunidades no plantio das mudas que serão utilizadas na produção dos medicamentos pela Farmácia Universitária da Ufopa, auxiliar na integração e no bem-estar dos envolvidos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA