CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Salários caíram em todo o mundo após a covid-19, diz Organização Internacional do Trabalho

Relatório mostra que a crise afetou desproporcionalmente os trabalhadores com salários mais baixos

Redação Integrada, com informações do G1

Os salários de todo o mundo caíram durante o primeiro semestre de 202, motivado pela pandemia da covid-19. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante o primeiro semestre de 2020, "pressão para baixo acima do nível ou taxa de crescimento dos salários médios em dois terços dos países" para os quais existem dados recentes disponíveis. Além disso, especifica que "em outros países, o salário médio aumentou artificialmente devido aos cortes de empregos sofridos pelos trabalhadores de baixa renda".

A organização diz que, em um futuro próximo, as consequências da crise da covid-19 na economia e no emprego devem gerar uma enorme pressão para a redução dos salários, e apela a "um diálogo social profundo e inclusivo", para "parar os efeitos da crise e estimular a recuperação econômica".

Com base em uma seleção de 28 países europeus, o estudo conclui que, sem o pagamento de subsídios, a massa salarial total teria diminuído 6,5% entre o primeiro e o segundo trimestres de 2020: 8,1% para as mulheres, e 5,4% para os homens, lacuna "principalmente em decorrência da redução das horas trabalhadas". A crise afetou desproporcionalmente os trabalhadores com salários mais baixos, aumentando as desigualdades salariais, afirma a OIT. Em alguns países europeus, "sem os auxílios salariais, metade dos trabalhadores mais mal pagos teria perdido cerca de 17,3% dos seus salários", contra 6,5% do total da força de trabalho.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!