Tambaqui defumado com arroz paraense: veja como fazer a explosão de sabores da gastronomia paraense
O prato é um dos mais pedidos e mais famosos de restaurante em Belém; confira o passo a passo
A culinária da Amazônia é uma das mais ricas do país e ganha cada vez mais destaque no cenário nacional e internacional. Belém, por exemplo, tem o título de Cidade Criativa da Gastronomia, pela UNESCO. A mistura de aromas e sabores faz os pratos da região Norte serem únicos. Na capital paraense, por exemplo, estabelecimentos já perceberam o aumento de turistas que visitam a cidade especialmente por conta da culinária.
Em Belém, em um restaurante que tem os ingredientes do Norte como carro-chefe, um dos pratos mais pedidos por quem visita o local é o tambaqui defumado com arroz paraense, uma receita que junta ingredientes tradicionais como o peixe, tucupi e o jambu. Esta semana, os perfis Égua, tá barato! e Revirando Belém foram convidados por eles para mostrar essa delícia; assista:
Veja como fazer o tambaqui defumado com arroz paraense
Ingredientes
- 1 banda de tambaqui defumado;
- 100g de camarão seco e descascado;
- 100g de jambu;
- 200 ml de tucupi;
- 100g de arroz;
- 30g de pimentão amarelo;
- 30g de pimentão vermelho;
- 30g de cebola brunuase;
- 50g de farinha (acompanhamento);
- 30g de Cheiro verde;
- Azeite;
- Limão;
- Alho;
- Sal.
Modo de preparo
- Asse o tambaqui defumado de 25 a 30 minutos no forno;
- Pegue 30 ml de azeite extra virgem, 25g de pasta de alho, 100g de camarão seco descascado e refogue bem;
- Em seguida, acrescente 100g de jambu, 200 ml de tucupi e coloque o arroz branco já pré-pronto e misture até ficar uma coloração amarelada;
- Finalize o arroz paraense com 30g de pimentão vermelho, 30g de pimentão amarelo, 30g de cebola e 30g de cheiro verde. Sal a gosto;
- Sirva no prato com o tambaqui, limão e a farinha à parte.
A culinária paraense pela visão do chefe
“A cozinha da Amazônia sempre foi uma potência. E recentemente não só o Brasil, mas o mundo inteiro começou a olhar com mais atenção para a região e com isso a gastronomia também ganhou mais espaço. O que vemos hoje em nossos restaurantes, não só em Belém, como em Manaus também, é esse fluxo do turismo gastronômico cada vez maior. A gastronomia ajuda a movimentar a economia”, destaca Sidnei Dutra, diretor comercial do restaurante.
“Quem visita a Amazônia sempre vem com vontade de experimentar os nossos peixes. O tambaqui é muito pedido. E nessa receita fazemos a junção com um dos principais pratos locais que é o arroz paraense. É uma mistura de sabores que conquista a todos que provam”, finaliza Sidnei.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA