Comida de Círio: restaurante de Belém ensina receita regional com filhote, tucupi e pirão
'Filhote Nadador' é um dos pratos mais tradicionais do restaurante Engenho Dedé, que valoriza os sabores da culinária amazônica
O Pará é reconhecido internacionalmente por sua culinária típica. E, um dos períodos em que o paraense mais gosta de cozinhar e reunir a família é o do Círio de Nazaré, que ocorre neste domingo (9), em Belém. Por isso, o restaurante Engenho Dedé, resolveu abrir seu caderninho de receitas secretas e ensinar a preparar o “Filhote Nadador”, um prato regional que tem o cheiro e sabor desta época do ano.
O prato reúne delícias como o filhote (peixe típico da Amazônia), tucupi e camarão, outros indispensável em vários pratos da culinária paraense.
Confira como fazer o Filhote Nadador
Veja quais os ingredientes do prato
- 450g de filhote;
- 500 ml de tucupi;
- 200g de sal refinado;
- 300g de alho descascado;
- 500g de camarão congelado;
- 500g de farinha amarela fina;
- 500g de cebola;
- Azeite a gosto;
- Folhas de alfavaca e chicória.
Confira o modo de preparo do prato:
- Puxe os camarões no azeite e reserve;
- Grelhe o filhote já temperado com alho;
- Ferva o tucupi com alfavaca e chicória;
- Com o caldo, misture a farinha e faça o pirão;
- Misture o filhote, o tucupi e os camarões e sirva-se.
De acordo com Mateus Ribeiro, gerente do restaurante, no cardápio do Engenho os clientes podem encontrar uma variedade de pratos que mesclam a culinária paraense, goiana e mineira. No entanto, no mês de outubro, durante o Círio de Nazaré, o público procura mesmo os pratos que ressaltam sabores e o gosto do paraense, como os acrescidos de tucupi e peixe.
“O Círio de Nazaré é um impacto cultural que reverbera nas artes, na sociedade e, também, na culinária. Os pratos regionais são os mais pedidos neste período. Além disso, com a cidade mais movimentada de turistas, o fluxo aumenta no restaurante e a maioria dos pedidos envolvem receitas com sabores do Norte”, finaliza Mateus.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA