Comida de Círio: aprenda a fazer o 'Filhote Nadador', prato destaque em restaurante de Belém
Prato regional ressalta sabores e cheiros da Amazônia com filhote e muito, muito tucupi
O Pará é reconhecido internacionalmente pela culinária típica. E, um dos períodos em que o paraense mais gosta de cozinhar e reunir a família em volta da mesa é justamente o Círio de Nazaré, que ocorre neste domingo (08/10), em Belém. Por isso, o restaurante Engenho Dedé, localizado no piso 1 do Boulevard Shopping, ensina a preparar o “Filhote Nadador”, um prato regional que tem o cheiro e o sabor desta época do ano.
De acordo com Mateus Ribeiro, gerente do restaurante, o local é conhecido pelo tripé da culinária amazônica, nordestina e mineira. No cardápio, os clientes podem encontrar uma variedade de pratos que mesclam a brasilidade. No entanto, no mês de outubro, durante o Círio de Nazaré, o público, que aumenta de fluxo por conta da chegada de turistas na cidade, gosta de receitas que ressaltam sabores como o tucupi e o peixe.
VEJA MAIS
“Os nossos clientes encontram no restaurante uma variedade de pratos que exaltam a cultura local. Com a proximidade do Círio, essas opções ganham mais destaque, pois os turistas gostam de experimentar os sabores da nossa região. A nossa culinária é rica e inigualável. E o “Filhote Nadador” é um carro-chefe da casa”, destaca Mateus.
Veja como fazer o 'Filhote Nadador'
Ingredientes
- 450g de filhote;
- 500 ml de tucupi;
- 200g de sal refinado;
- 300g de alho descascado;
- 500g de camarão congelado;
- 500g de farinha amarela fina;
- 500g de cebola;
- Azeite a gosto;
- Folhas de alfavaca e chicória.
Modo de preparo:
- Puxe os camarões no azeite e reserve;
- Grelhe o filhote já temperado com alho;
- Ferva o tucupi com alfavaca e chicória; 4 – Com o caldo, misture a farinha e faça o pirão;
- Misture o filhote, o tucupi e os camarões e sirva-se.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA