Chá de guaco: como preparar, é bom pra que e quem não pode tomar
O guaco pode ajudar no tratamento de doenças respiratórias. Porém, o consumo inadequado da planta pode trazer sérios riscos à saúde
O guaco, também conhecido como erva de cobra e cipó-caatinga, é uma planta brasileira que é amplamente usada na medicina popular para tratar de infecções respiratórias e resfriados. Segundo a ciência, o chá de guaco realmente auxilia no tratamento e até na prevenção de doenças respiratórias. Confira quais os benefícios do chá de guaco, quem não pode tomar e como preparar:
VEJA MAIS
Benefícios para a saúde
O guaco contém cumarina, flavonoides e taninos, que têm ação expectorante, anti-inflamatória, analgésica e antioxidante. Assim, a bebida é eficaz no tratamento de bronquites, gripes, asma, tosses alérgicas, problemas gastrointestinais e inflamações na garganta.
Quem não pode beber, cuidados e precauções
O guaco é contra-indicado para alérgicos, crianças, grávidas, lactantes e pacientes com câncer, tuberculose, diabetes e doenças no fígado. O chá desta planta também pode interagir negativamente com anticoagulantes.
Além disso, beber mais de 3 xícaras de chá de guaco por dia ou utilizar a bebida por muito tempo pode causar hemorragias, vômito, aumento dos batimentos cardíacos e diarreia.
Como fazer chá de guaco
- Aqueça 150ml de água em uma panela até a ebulição
- Adicione cerca de 3g de folhas secas ou 5g de folhas frescas de guaco
- Desligue o fogo, tampe o recipiente e aguarde de 5 a 10 minutos de infusão
- Coe e adoce a gosto.