População de Belém acompanha cerimônia de posse de Helder Barbalho na Praça Dom Pedro

Desde cedo, várias pessoas se colocavam em frente ao Palácio Lauro Sodré, no bairro da Campina

Valéria Nascimento
fonte

À medida que amanhã de terça-feira (1º) avança, aumenta o número de pessoas que tentam acompanhar a posse do novo governador Helder Barbalho (MDB), na Praça Dom Pedro II, no bairro da Campina, em Belém.

Moradores de vários bairros compareceram e garantem que vieram à solenidade movidos pela curiosidade, e também pela oportunidade de presenciar de perto o momento solene da administração pública.

Desde cedo, tropas do Comando do Estado Maior da Polícia Militar se posicionaram em frente ao Palácio Lauro Sodré, na praça Dom Pedro II, aguardando o início da cerimônia de posse do governador Helder Barbalho, que após ser investido no cargo de governador do Estado do Pará, no plenário da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), no Palácio da Cabanagem, fará a tradicional revista a tropa. Na praça também é esperado seu discurso de posse e uma entrevista coletiva.

Um total de 28 cadetes da Academia Militar do Corpo de Bombeiros compõe o conjunto de tropas militares em frente ao palácio, juntamente com agentes da Polícia Militar, como o Batalhão de Choque e Batalhão da Ambiental.

ESPERANÇA

A dona de casa Maria Nilda Miranda da Costa, 54, moradora do Jurunas, chegou às 8h45 para se posicionar e aguardar a posse do governador Helder Barbalho. Ela se postou em frente ao Palácio Lauro Sodré, ao lado de outras centenas.

Maria de Lourdes, presidente da Associação Comunitária Amigos da Vileta, no bairro da Pedreira, diz que veio assistir a posse do novo governador por acreditar que "é preciso acompanhar o que os governantes fazem". Ela espera mudanças da nova gestão a ser feita por Helder Barbalho.

Em seu discurso na Alepa, o novo governador defendeu revisões em políticas de educação e saneamento. Além de Belém, a agenda de posse de Helder Barbalho ainda inclui compromissos em Marabá e em Santarém. 

HELDER BARBALHO

Helder Zahluth Barbalho, 39, é natural de Belém, filho do senador Jader Fontenelle Barbalho e da deputada federal Elcione Therezinha Zahluth Barbalho, graduado em Administração e pós-graduado com o título de MBA Executivo em Gestão Pública. 

Foi eleito vereador de Ananindeua (2000-2002), deputado estadual (2002-2005), prefeito de Ananindeua (2005-2008) e reeleito prefeito de Ananindeua (2008-2011).

Foi presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep) enquanto era prefeito de Ananindeua e é presidente em exercício do MDB no Pará.

Disputou o cargo de governador do Pará pela primeira vez em 2014, quando perdeu para o então governador Simão Jatente (PSDB), no segundo turno.

Foi titular do Ministério da Pesca e Aquicultura (2015), da Secretaria Nacional dos Portos (2015 e 2016) e do Ministério da Integração Nacional (2016-2018).

Em outubro deste ano, concorreu ao cargo de governador do Pará pela segunda vez e venceu o candidato Márcio Miranda (DEM), no segundo turno, com 55,43% dos votos válidos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!