Votação em escola no Tapanã foi tumultuada e com muitas filas pela manhã
Na escola estadual Padre Francisco Berton, em Belém, algumas seções têm mais de 600 eleitores
Um tumulto no início da manhã deste domingo (28) provocou movimentação intensa e longas filas, na escola estadual Padre Francisco Berton, no bairro do Tapanã, onde está instalada a 97ª Zona Eleitoral de Belém.
Supervisores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e auxiliares da própria escola se esforçam para orientar o público na entrada da instituição, visto que algumas seções mudaram de local com o intuito de garantir a acessibilidade aos eleitores com necessidades especiais.
"No primeiro turno, tínhamos seções que funcionavam no andar superior da escola, o que dificultava o acesso para eleitores cadeirantes. Então tivemos que transferir essas seções para o térreo", explicou Silvio Rosa, auxiliar da escola.
Apesar de todo empenho da equipe que trabalha na 97ª Zona Eleitoral, foram registradas muitas reclamações de eleitores, principalmente devido ao tempo de espera nas filas.
FILAS E MAIS FILAS
"Acho até que melhorou com relação ao primeiro turno, mas continua um desrespeito com as pessoas que vêm exercer seu direito. Passamos mais de uma hora na fila, no sol quente", desabafou o policial militar João Carlos Raiol, 53.
O eleitor Anderson Damasceno Pinto, que aguardava na fila desde às 9h, também reclamou. "É fila para entrar no colégio, fila pra subir, tá tudo desorganizado", disse.
De acordo com a supervisora Jaciara Corrêa Duarte, algumas seções reuniam mais de 600 eleitores.
"Temos quatro seções no andar superior, então estamos liberando de cinco a dez pessoas por seção para subir. Conforme diminui o fluxo lá em cima, liberamos mais eleitores. É uma forma de evitar tumulto", explicou.
O representante comercial Antônio Soares se assustou ao levar a filha para votar. "A entrada da escola e subida da escada são estreitas, o que causou sufoco. Acredito que aqui não teria nem condição de ser uma zona eleitoral, por conta da estrutura física", opinou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA