Veja a composição da nova mesa diretora da Câmara dos Deputados
Os parlamentares foram eleitos durante votação neste sábado (1º). Hugo Motta (Republicanos - PB) venceu o pleito para a presidência da Casa.
Após a vitória de Hugo Motta (Republicanos - PB) à presidência da Câmara dos Deputados, na noite deste sábado (1º), a nova mesa diretora para auxiliar na condução dos trabalhos na Casa foi empossada. A atuação dos parlamentares será para o biênio 2025-2027.
O deputado Altineu Côrtes (PL/RJ) foi eleito o 1º vice-presidente da Câmara, com 440 votos. Elmar Nascimento (União - BA), após não conseguir viabilizar sua candidatura à chefia da Casa, garantiu 427 votos para o cargo de 2º vice-presidente.
Para assumir o posto de 1º secretário, o deputado Carlos Veras (PT - PE) garantiu 427 votos; Lula da Fonte (PP - PE) será o 2º secretário da mesa diretora eleita após obter 437 votos; Delegada Katarina (PSD - SE) foi eleita para 3º secretária, com 445 votos; e Sérgio Souza (MDB - PR), atuará como 4º secretário, tendo 432 votos.
Os suplentes para os cargos também foram definidos. Veja a lista dos deputados:
Antônio Carlos Rodrigues (PL - SP)
Paulo Folletto (PSB - ES)
Dr. Victor Linhalis (Podemos - ES)
Paulo Alexandre Barbosa (PSDB - SP)
Eleição na Câmara
O paraibano Hugo Motta, deputado federal pelo Republicanos da Paraíba, é o mais novo presidente da Câmara dos Deputados. Aos 35 anos, ele foi eleito com 444 votos neste sábado (1º), obtendo maioria absoluta entre os presentes na sessão. O pleito foi composto por Marcel Van Hattem (Novo-RS) e pelo Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ).
Motta foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados. Integram o bloco PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD. Apesar da votação expressiva, o número não superou o recorde que Arthur Lira (PP-AL) teve há dois anos - a diferença foi de 20 votos.
O deputado é o mais jovem parlamentar a se eleger presidente da Câmara pós-redemocratização. Ele iniciou cedo na política e, atualmente, exerce o quarto mandato como deputado federal. Na última eleição, em 2022, foi o mais votado na Paraíba, com 158.171 votos.