MENU

BUSCA

Urnas serão distribuídas até hoje, diz TRE do Pará

Justiça Eleitoral vai distribuir 21,4 mil equipamentos para Belém e interior

O Liberal

Termina hoje (27) a distribuição de urnas eleitorais na Região Metropolitana de Belém, que começou na quinta-feira, 25. São 4.400 equipamentos que saem do Depósito de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará para a capital paraense e os municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides, além de 17 mil enviadas ao interior do Estado. Antes da entrega, as urnas são preparadas pelo órgão eleitoral com mecanismos de segurança e separadas, por ordem de distribuição, para cada zona. Conforme explicou o técnico judiciário da Seção de Logística de Urnas Eleitorais do TRE do Pará, Ricardo Vieira, os responsáveis pela logística de entrega das urnas eletrônicas são as zonas eleitorais.

Um dos locais que receberam as seções foi o Centro de Ensino Empreendedor do Pará (Ceep), localizado na avenida Augusto Montenegro, no mesmo prédio da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa). Foram doze urnas eletrônicas entregues para o segundo turno. De acordo com a secretária acadêmica Marilene Santos, a logística de distribuição foi feita previamente, entre o TRE e a coordenação do centro, mas somente no dia da votação, amanhã, é que as urnas serão colocadas nas salas. “É uma atuação colaborativa. Nós prezamos pela segurança e qualidade na distribuição, e o Tribunal nos dá apoio no desenvolvimento do plano de entrega. Esperamos que saía tudo conforme planejado”, comentou.

A preparação dos equipamentos começou antes, segundo Vieira, com a cerimônia pública de geração de mídias, em que são produzidas as informações oficiais dos eleitores e dos candidatos. Após isso, são inseridos cartões, semelhantes a pendrives, com os aplicativos oficiais da Justiça Eleitoral e as mídias usadas na seção. Depois de fazer testes para conferir o resultado da preparação, as urnas são lacradas, momento em que todas as entradas e compartimentos do objeto são fechados. “É um processo muito seguro, e foram feitos vários testes. Todas as ações são acompanhadas pela Justiça Eleitoral. São muitos mecanismos de segurança e auditoria - além do lacre, o eleitor só pode ser identificado pela biometria e temos certificados de segurança. Inclusive, é feita uma simulação de votação, para termos certeza de que não há erros”, garantiu o técnico.

Ontem, o TRE distribuiu equipamentos em diversos locais de votação, entre eles as Escolas “General Gurjão” (seis seções), “Salomão Mufarrej” (11) e “Castelo Branco” (5), no bairro da Cidade Velha; “Graziela M. Ribeiro” (13) e Salesiano do Trabalho (13), no bairro da Pedreira; e em outros bairros. Hoje, as ilhas do Combu e Cotijuba recebem seções a partir das 8h. O técnico judiciário Ricardo Vieira adiantou que cerca de 80% dos equipamentos retornam ao depósito após a finalização das eleições.

Política