TRE Pará recebe troféu pelo 1º lugar no Ranking da Transparência
Conselho Nacional de Justiça avaliou 84 quesitos, dando nota máxima ao órgão
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará conquistou o primeiro lugar na categoria “Justiça Eleitoral”, no Ranking da Transparência do Poder Judiciário, alcançando 100% dos 84 quesitos previstos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), organizador da premiação. O resultado foi divulgado no dia 1º de setembro, durante a 2ª Reunião Preparatória do Poder Judiciário e celebrada na sede do TRE nesta quarta-feira, 19, com a chegada do troféu.
A presidente do tribunal, desembargadora Luzia Nadja Guimarães, mostrou o troféu durante sessão extraordinária e agradeceu a todos os colaboradores. “Esse prêmio mostra que estamos dispondo de informações importantes em razão do interesse público na área das eleições 2022. Importante agradecer a ouvidoria, com o Dr. Edmar Pereira à frente, e a secretária da Ouvidoria, Valéria Fontelles, fundamentais para estarmos aqui comemorando a premiação. E agradeço a todos e todas por sua colaboração diária para que esse troféu, com muito orgulho, fosse recebido por nós”.
VEJA MAIS
A premiação é um instrumento de estímulo para o aperfeiçoamento dos órgãos da Justiça Brasileira que mais se destacam no fornecimento de informações de forma transparente, clara, acessível e organizada. Os 84 itens avaliados pelo CNJ foram distribuídos em dez temas: gestão, audiências e sessões, serviço de informações ao cidadão, ouvidoria, tecnologia da informação e comunicação, gestão orçamentária, licitações e contratos, gestão de pessoas, auditoria e prestação de contas, sustentabilidade e acessibilidade.
Objetivos estratégicos
O Conselho também procura identificar, por exemplo, se os órgãos do Judiciário publicam os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; respostas às perguntas mais frequentes, entre outros assuntos.
“Este é um prêmio de grande relevância para a justiça eleitoral, especialmente a paraense. O primeiro lugar no Ranking da Transparência não é todo dia que se alcança, ainda mais do CNJ. O TRE Pará está de parabéns com este prêmio nacional, embasado na Lei de Acesso à Informação e Lei Geral de Proteção de Dados”, celebrou o juiz membro da Corte Eleitoral, Edmar Pereira, ouvidor do TRE Pará.
O vice-presidente do Tribunal e corregedor regional eleitoral, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, também parabenizou os colegas: “O TRE demonstra realmente a sua força, sua capacidade. É de muito orgulho para todos nós”.