MENU

BUSCA

TRE orienta eleitores que cheguem cedo para votar no domingo

Pará tem 5.500 milhões de eleitores cadastrados e habilitados a participar do pleito

Redação Integrada ORM

As 106 zonas eleitorais do Estado do Pará estarão abertas das 8h às 17h do próximo domingo (28) para receber os 5.500 milhões de eleitores cadastrados e habilitados ao voto pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). O órgão orienta a população para que procure votar pelo turno da manhã, até o meio dia, e não esqueça de levar a "cola" eleitoral - relação com os nomes e números de seus candidatos - para agilizar o processo e evitar erros na hora de digitar o seu voto na urna. A apresentação de um documento oficial com foto e do título de eleitor, apesar da realização obrigatória da biometria em algumas cidades, continua sendo exigida, por isso deve ser lembrada.

Quem fez a identificação biométrica poderá utilizar também o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral que substitui o título de eleitor em papel. O e-Título também pode ser "baixado" por quem não passou pela biometria, mas, nesse caso, permanece a exigência da apresentação de documento oficial contendo foto. O aplicativo de celular também pode ser adquirido via Google Play e na App Store.

De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal, é importante chegar cedo para votar devido ao congestionamento que pode ocorrer nas últimas horas do período eleitoral. Daí também a importância de deixar separada a "cola" eleitoral. "Ainda que o número de candidatos seja muito menor agora, precisamos fazer de tudo para que não haja filas grandes e a votação ocorra normalmente", afirmou Faustino Castro, assessor de comunicação do TRE-PA.

O horário estimado para que a população do Estado conheça os novos eleitos tanto para o cargo de governador quanto para a presidência da República, é às 20h30. À meia noite, os votos de todas as urnas já deverão estar computados.

Política