Tempo de votação deve cair mais de 75% no segundo turno
Demoras na fila de votação não devem se repetir neste domingo (30, segundo o TRE
Faltando três dias para a abertura das urnas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará avalia como tranquila a campanha de segundo turno no Estado e espera que a votação seja muito mais ágil neste domingo (30) do que foi no dia 2 de outubro.
Com cinco cargos para escolher, o tempo médio do ato de apertar as teclas correspondentes ao número dos candidatos e o botão de confirma ultrapassou um minuto no Pará, no primeiro turno, enquanto que o tempo da análise documental realizada pelos mesários e da biometria foi de 1'30". Em alguns locais, a média chegou a três minutos. Dessa vez, com apenas dois números para teclar, a expectativa é de que a votação dure apenas 12 segundos na urna por eleitor.
VEJA MAIS
"A expectativa é de que a campanha siga sem intercorrências graves, como tem sido nas últimas semanas. A campanha tem sido tranquila e regular na maioria dos casos. Não há episódios graves dignos de nota", afirma o juiz-membro da Corte Eleitoral, Marcus Alan Gomes, responsável pela propaganda nas eleições de 2022.
Para o diretor-geral do TRE, Felipe Brito, a comissão de propaganda eleitoral foi muito atuante e divulgou bastante os meios de denúncia de crimes eleitorais, como o aplicativo Pardal, que registrou mais de mil casos reportados ao órgão.
"Todas serão apuradas pelos órgãos competentes. Até pelo fato de não ter tido segundo turno para o cargo de governador, julgo que tivemos uma eleição muito tranquila. Há um polarização nacional que alcançou o povo paraense, mas creio que em um grau menor do que no resto do País", argumenta.
Ele lembra que nesta reta final é importante estar atento às datas e que tanto os partidos como os eleitores devem fiscalizar a lei. Os comícios e reuniões públicas, por exemplo, podem ser realizados até a quinta-feira (27), das 8h à meia-noite, exceto o comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais 2 (duas) horas.
Sexta-feira (28) é o último dia para debates na TV e no rádio e o mesmo vale para o horário eleitoral gratuito. Já os alto-falantes, amplificadores de som, distribuição de material gráfico, caminhadas, carreatas e passeatas seguem até sábado (29), às 22h.