MENU

BUSCA

Por unanimidade, STF mantém X suspenso no Brasil

5 ministros se mantiveram favoráveis a decisão de Moraes, que suspendeu a rede por desobedecer ordens judiciais. Usuários que insistirem em usar a plataforma serão multados.

O Liberal

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou e decidiu por unanimidade, manter o despacho do ministro Alexandre de Moraes, que suspende a atuação da rede social X no Brasil. A suspensão aconteceu após Elon Musk, dono da rede, desobedecer uma série de ordens judiciais. Foram cinco votos favoráveis à suspensão: Alexandre de Moraes (relator e autor da primeira decisão), Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Além da suspensão, também fica mantida a aplicação de multa aos usuários, sejam pessoas ou empresas, que utilizarem subterfúgios para manter o uso da rede social no Brasil. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) questionou a multa, mas o pedido ainda não foi analisado. O valor aplicado aos que desobedecerem é de R$ 50 mil.

VEJA MAIS

Dino acompanha voto de Moraes pela suspensão do 'X' no Brasil
Caso está sendo julgado pela 1º Turma do Supremo Tribunal Federal (STF)

Veja 9 países que proíbem a rede social X e saiba o motivo
Rede Social de Elon Musk foi bloqueada no Brasil por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes

Sob risco de multa, vice-governador de Minas Gerais usa VPN para fazer publicação na rede social X
De acordo com a determinação do STF, quem utilizar a ferramenta VPN para acessar o X está sujeito a uma multa de R$50 mil por dia

O julgamento está ocorrendo no plenário virtual e os ministros têm 24 horas para inserirem seus votos no sistema eletrônico da Corte. Em teoria, até o fim da sessão, às 23h59, os ministros ainda podem mudar seus votos, embora isso seja incomum. 

Política