MENU

BUSCA

STF afirma que ministro Alexandre de Moraes desativou a própria conta na rede X

Perfil oficial do ministro saiu do ar. No endereço, aparece a mensagem "Essa conta não existe. Tente buscar outro(a)"

Lavínia Kaucz / Estadão Conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes desativou sua conta na rede social X, segundo informações do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a assessoria da Corte, ele não usava, desde janeiro de 2024, o perfil da rede do bilionário Elon Musk. Na manhã desta sexta-feira, 21, a página do magistrado, que estava ativa desde 2017, passou a exibir a mensagem: "Essa conta não existe. Tente buscar outro(a)".

Moraes e Musk têm travado embates desde o ano passado. O bilionário já acusou o ministro de promover censura e descumpriu ordens do Supremo.

X, de Elon Musk, se pronuncia após desbloqueio no Brasil: “Dentro dos limites da lei”
Na última nessa terça-feira (8), o magistrado autorizou “o imediato retorno das atividades” da plataforma em território nacional após a rede social cumprir as exigências adotadas por ele

Após rede cumprir exigências, Moraes autoriza X a retomar atividades no Brasil
Segundo defesa, a multa paga pela rede foi de R$ 28,6 milhões. Após comunicado, ministro do STF autorizou retomada das operações da rede social no país, suspensas desde o fim de agosto.

Na quinta-feira, 20, o ministro aplicou multa de R$ 8,1 milhões ao X por descumprimento de uma ordem judicial. A decisão do ministro obrigava a plataforma a fornecer dados cadastrais de uma conta atribuída ao blogueiro Allan dos Santos, investigado em inquéritos sobre crimes nas redes sociais.

Em agosto do ano passado, Moraes bloqueou o X no Brasil após a plataforma descumprir ordens judiciais. A rede ficou 39 dias fora do ar e foi liberada após cumprir condicionantes para a retomada das atividades: o bloqueio de perfis que disseminavam informações falsas e a nomeação de um representante legal no País.

Política