MENU

BUSCA

Sá Souza Advogados chega aos 7 anos participando de casos de grande repercussão

Escritório destaca trabalho humanizado e reconhecimento na sociedade paraense

Maycon Marte

O escritório Sá Souza Advogados, sediado em Belém, comemora sete anos de atividade e hoje é uma referência nas áreas cível e criminal. Em sua trajetória, seus profissionais têm se destacado pela participação em casos de repercussão nacional e internacional, a exemplo do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, no Vale do Javari, Amazonas, mas, também, pela ênfase na valorização do aspecto humano em seus processos, demonstrando habilidade na condução até mesmo dos casos mais sensíveis.

“Nossa missão é basicamente garantir que o nosso cliente, ao chegar ao escritório, se sinta defendido, acolhido e saiba que ele é uma pessoa, mesmo que sendo considerado por muitos o inimigo número um e que, mesmo sendo alguém que a sociedade repudia naquele momento, é uma pessoa que tem direitos, dignidade e pode, sim, estar sofrendo uma injustiça”, explica o fundador e advogado criminalista Lucas Sá.

Localizado no Edifício Rogélio Fernandez, no bairro da Cremação, o escritório extrapolou as fronteiras geográficas do estado do Pará e já alcança todas as regiões do País. Também estão presentes na capital federal com uma filial estratégica para sua atuação, marcada por casos de grande repercussão, normalmente resolvidos nos tribunais superiores. Entre os processos com ampla divulgação que contam com o protagonismo do escritório estão o caso envolvendo o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, no Vale do Javari; a “Chacina do Guamá”, como ficou conhecida; e o caso Dorothy Stang. Para esses processos, o fundador explica que é importante lidar com cautela, mas sempre de maneira clara, estreitando laços com a imprensa para assegurar um canal de comunicação com a sociedade.

“Primeiro, temos que conversar com o cliente e saber como ele está se sentindo em relação a essa repercussão para poder saber também quais são os principais problemas dele, porque o processo criminal tem diversas repercussões para além do processo criminal em si. E, a partir disso, precisamos também nos comunicar com a imprensa, temos que ir ao encontro dos jornalistas, porque senão só vem a notícia contrária ao cliente”, destaca.

Missão e princípios

A sócia-fundadora Maria Chrisantina Sá Souza afirma que o corpo de advogado tem “postura aguerrida”, o que garantiu a atual posição como referência no mercado. Segundo ela, a história do trabalho desempenhado pela equipe exige muita dedicação e compromisso com os clientes.

“O sentimento é de dever cumprido e que ainda está sendo cumprido, porque é uma luta todos os dias. O escritório tem um perfil de não aceitar ‘não’ como resposta; trabalhamos muito no sentido de resultado. Então, quando não conseguimos o que precisamos, não retrocedemos”, afirma Chrisantina.

Em sua visão, outra característica relevante da atuação do escritório é a coletividade, com os processos debatidos e encarados sempre com a colaboração conjunta de toda a equipe, unidos no único propósito de entregar a máxima eficiência.

Retorno e reconhecimento

Para a sócia e advogada criminalista Luana Miranda Leal, além do retorno dos clientes que já passaram pelo escritório nestes sete anos, o reconhecimento da categoria também é uma das conquistas que motivam orgulho.

“A gente tem uma resposta também da nossa classe advocatícia, através da construção de um trabalho firme, com responsabilidade, comprometido e focado na qualidade… e acaba que alguns colegas narram para a gente que sonham em vir trabalhar aqui para aprenderem conosco e isso é muito gratificante, porque mostra que nosso trabalho está extrapolando a fronteira dos processos”, ressalta.

Luana Miranda explica que há retorno também de servidores da Justiça e membros do Ministério Público que já ouviram falar do escritório por meio de outros agentes do Judiciário, definindo a empresa “como um escritório que preza pelo bom trabalho, por petições feitas conforme a jurisprudência, petições feitas de uma forma bem escrita, abordando bastante a questão das provas do processo e da forma como a gente se comporta, sempre buscando o melhor resultado e superar as expectativas dos nossos clientes”, conclui.

Política