MENU

BUSCA

Relatório da CPI das ONGs será apresentado na terça-feira

Prazo para conclusão dos trabalhos do colegiado termina no dia 19 de dezembro

O Liberal

Na próxima terça-feira (5), a partir das 11h, o relator da CPI das ONGs, senador Marcio Bittar (União-AC), apresentará o relatório elaborado após seis meses de trabalho dos parlamentares membros do colegiado. Nesse período, foram realizadas 30 reuniões, nas quais a CPI ouviu 28 depoimentos, entre eles da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; dos presidentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Rodrigo Agostinho, e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires; dos ex-ministros Ricardo Salles e Aldo Rebelo; e de vários representantes de comunidades indígenas e de organizações não-governamentais (ONGs).

VEJA MAIS

Em São Félix do Xingu, CPI das ONGs ouve lideranças e políticos paraenses em diligência
A Comissão investiga a liberação de recursos públicos a organizações da sociedade civil, e membros estiveram no Pará nesta quarta (29)

Marina Silva diz que R$ 3 bilhões do Fundo Amazônia é pouco para os problemas do Brasil
O presidente da CPI, senador Plínio Valério, critica a distribuição do recurso de ONG a qual a ministra é conselheira honorária

Instalado em junho deste ano, com o objetivo de investigar a atuação de ONGs e organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPS), bem como a destinação de recursos públicos ou vindos do exterior a essas instituições, a CPI também realizou diligências externas em comunidades dos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Pará. A última diligência foi em São Félix do Xingu, no Pará, no dia 29 de novembro, para ouvir a comunidade da região de Apyterewa. O objetivo dos senadores foi verificar denúncias de interferência de organizações não governamentais na expulsão de cidadãos da Terra Indígena.

Márcio Santilli, do ISA, assume que tem empresa de consultoria que presta serviço à própria ONG
Nas redes sociais, o senador Plínio Valério, presidente da CPI das ONGs disse considerar o posicionamento grave

Grupo estrangeiro que atua na Amazônia receberá R$ 75 milhões do bilionário George Soros
Famoso por destinar recursos para campanhas políticas de esquerda e projetos científicos, magnata vai destinar recurso para o Fundo para a Biodiversidade da Amazônia (ABF)

Durante os trabalhos, a CPI também expediu 72 pedidos de informações a diversos órgãos e autoridades, buscando, principalmente, dados sobre o financiamento a ONGs com dinheiro público e com recursos vindos do exterior.

Prazos

A CPI das ONGs foi instalada após pedido apresentado pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), que preside o colegiado. Após a leitura do relatório de Márcio Bittar, a comissão pode conceder vista por até 5 dias antes da votação do documento. O prazo para conclusão dos trabalhos do colegiado vai até o dia 19 de dezembro.

Política