MENU

BUSCA

Quinto Constitucional: inscrições terminam nesta quarta-feira (17); OAB já recebeu 14 candidaturas

Uma das novidades do processo que vai escolher o novo desembargador do TJPA é que a entidade conta com o sistema de cota; paridade de gênero também será respeitada

Camila Azevedo

As inscrições do Quinto Constitucional, processo para concorrer a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ/PA), terminam às 23h59 desta quarta-feira (17). Até o momento, a Ordem dos Advogados do Pará (OAB/PA) recebeu 14 candidaturas. Este ano, a entidade conta com uma novidade no edital: o sistema de cotas. Além disso, a paridade de gênero também deverá ser levada em consideração.

Ao final do processo, serão seis nomes escolhidos entre os candidatos que atenderem a todos os requisitos. A vaga em questão surgiu após a aposentadoria do desembargador Milton Nobre, em outubro de 2021. Nesse caso, o seu preenchimento se dará conforme a previsão do artigo 94 da Constituição Federal, que diz que 1/5 das vagas dos tribunais brasileiros deve ser ocupada por advogados ou membros do Ministério Público. 

VEJA MAIS

Conheça a importância do Quinto Constitucional para a justiça brasileira
O Quinto Constitucional contribui para que os tribunais reflitam a pluralidade do exercício do Direito na sociedade

Vereadores de Belém querem paridade de gênero em lista da OAB
Moção aprovada pede que instituição dê oportunidades iguais para mulheres postulantes ao cargo no TJPA

Paridade de gênero e cota racial serão aplicados em lista da OAB-PA para vaga no TJPA
Ordem pretende indicar seis nomes para a Corte estadual até agosto

Agora, o processo entrará na fase de análise das questões formais e procedimentais. Brunno Castro, membro da OAB escolhido para presidir a frente, explica que na sequência a comissão eleitoral passará a fazer a análise documental. “Podendo, ou não, utilizar do prazo para retificações. Após isso, se dá o parecer pelo deferimento ou indeferimento, abrindo prazo, também, para impugnação dos candidatos e recurso dos indeferimentos”.

A lista com os candidatos aptos a concorrer à vaga só será divulgada após a análise do Conselho da OAB. Ao todo, serão seis escolhidos. A decisão final caberá ao governador do Pará, Helder Barbalho. 

Confira os requisitos

→ O candidato deverá comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia nos dez anos anteriores à data do seu requerimento e deverá comprovar a existência de sua inscrição há mais de cinco anos no Conselho Seccional da OAB/PA;

→ Não será admitida inscrição de advogado/a que possua menos de 35 e mais de 70 anos na data da formalização do pedido;

→ O pedido de inscrição e os documentos deverão ser entregues na sede da OAB-PA (Praça Barão do Rio Branco nº 93) ou formalizados por e-mail (protocolo@oabpa.org.br), com a descrição no assunto como “Quinto Constitucional - Inscrição” com a documentação anexada por link de compartilhamento do Google Drive permitindo acesso direto e imediato;

→ A taxa de inscrição é no valor de R$ 945,00 e deverá ser recolhida por meio de guia emitida pela Tesouraria da Seccional, devendo ser anexada à inscrição o boleto e o comprovante de pagamento, sendo certo que não há hipótese de devolução e agendamentos de pagamentos não serão considerados como válidos.

→ O edital completo pode ser acessado aqui.

Política