MENU

BUSCA

Projeto aprovado pela Alepa nesta terça-feira amplia efetivo do Corpo de Bombeiros

O texto do projeto fixa o efetivo do CBMPA em 6.770 bombeiros militares, entre oficiais e praças

O Liberal

Os deputado estaduais da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovaram, na sessão desta terça-feira (28), o Projeto de Lei nº 94/2023, que dispõe sobre o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), propondo a fixação do efetivo, ampliando seu quantitativo e quase dobrando o efetivo de oficiais e praças.

"Temos hoje cerca de 500 oficiais e 400 praças na corporação. Esse contingente vai aumentar dentro da previsão orçamentária, beneficiando todos os municípios paraenses. O Estado precisa desse aumento de efetivo", declarou o deputado Nilton Neves, relator do projeto.

VEJA MAIS

Em quase quatro anos, Pará registrou 2.900 incêndios em residências, aponta Corpo de Bombeiros
Na capital, entre 1º de janeiro e 20 de março de 2023, a Defesa Civil de Belém atuou em 19 incêndios, todos ocorridos em imóveis residenciais

Crianças e adolescentes do Guamá participam de programa educativo do Corpo de Bombeiros
As atividades ocorrem nas Usinas da Paz da Grande Belém

Corpo de Bombeiros resgata gavião preso em linha de pipa; vídeo
A ave foi entregue para a Organização Não Governamental (ONG) Asas e Amigos, que garantirá o atendimento apropriados até que seja devolvido à natureza

O texto do projeto fixa o efetivo do CBMPA  em 6.770 bombeiros militares, entre oficiais e praças.

Na mensagem enviada à Alepa, então governador em exercício Francisco Melo, o Chicão (MDB), presidente do Poder Legislativo, explica que na distribuição de efetivo, são contemplados, diretamente, Praças e Oficiais, diminuindo a discrepância que existe atualmente, em um ato que ao mesmo tempo corrige prejuízo de quase 13 anos de falta de atualização da legislação de efetivo da Corporação e que, desta forma, facilitará o melhor desempenho gerencial dos Bombeiros Militares.

"O Projeto de Lei, outrossim, dá maior dinamismo à administração militar, possibilitando, em última instância, o melhor atendimento à população e o desempenho da Finalidade institucional do Corpo de Bombeiros Militar do Pará", afirma Chicão. 

Política