Posse do novo procurador-geral de Justiça do MP tem missa de ação de graças em Santo Alexandre
Autoridades públicas e, também, familiares de Alexandre Marcus Fonseca Tourinho prestigiaram a cerimônia celebrada por dom Alberto Taveira

O Arcebispo Metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, celebrou, na noite desta sexta-feira (11), missa em ação de graças pela posse do promotor de Justiça, Alexandre Marcus Fonseca Tourinho, no cargo de procurador-geral de Justiça, para o mandato 2025/2027, no Ministério Público do Estado (MPPA).
O evento na Igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha, em Belém, integrou a programação da posse de Alexandre Tourinho, marcada para 17h, da próxima segunda-feira (14), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ). A cerimônia será presidida pelo então procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr, e terá transmissão ao vivo no canal do Ministério Público, no YouTube.
Nesta sexta-feira, familiares, amigos, servidores estaduais e autoridades públicas prestigiaram a missa de graças em Santo Alexandre. O ato religioso começou com a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, e o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, agradeceu o convite para presidi-lo, e falou da alegria da programação de posse incluir o pedido das bênçãos de Deus. Ele também destacou a importância de se respeitar a pluralidade social.
"O desafio para todos nós é numa sociedade pluralista, conviver e respeitar as diferenças de ideias, de convenções religiosas, de práticas, e descobrir aqueles pontos em comum, nos quais precisamos nos empenhar juntos. (...) Entretanto, aquele que é cristão, aquela pessoa que professa a fé em Jesus Cristo, aquele homem ou mulher que tenham sido batizados e tenham feito essa experiência da vida com Cristo, seja qual for a tarefa, a profissão, cargo na sociedade, quem vai para aquele cargo é uma pessoa que traz consigo convicções, certezas que vão iluminar a sua prática”, disse o arcebispo, destacando a importância dos valores cristãos como a busca pela justiça e pela verdade.
Alexandre Marcus Tourinho falou da honra de alcançar o cargo máximo do MP. “O comando da instituição, para mim, claro, é de muita honra, mas também é de muita responsabilidade. Eu espero fazer um mandato inovador, um mandato tecnológico, mas também jamais deixar a população, a voz da Amazônia, desguarnecida, desamparada”, disse.
"O Ministério Público é a voz desse povo que está aí, a voz desse povo que reclama. E a nós, na chefia do Ministério Público, cabe tão somente conduzir a tropa para fazer o bem à sociedade”, complementou Tourinho.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA