Por mais vacinas ao Pará, PGE vai mover ação na Justiça junto ao Ministério da Saúde
Procuradoria alega que, segundo ranking divulgado pelo IBGE, Pará tem o segundo menor número de vacinas por habitantes dentre os 27 estados.
A Procuradoria Geral do Estado (PGE/PA) vai entrar na Justiça com uma ação contra o Ministério da Saúde para reivindicar uma melhor divisão das doses de vacina contra a Covid-19. Números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a quantidade de imunizantes recebida por cada entidade federativa apontam que o Pará tem o segundo menor número de vacinas por habitantes.
Segundo a PGE, estaria ocorrendo um tratamento discriminatório no processo de divisão das doses de vacina. O Pará seria o estado que menos recebeu vacinas do MS em relação ao número de habitantes, 0,68, ficando apenas atrás do Amapá, que registrou 0,66. Na outra ponta, os Estados que mais receberam doses da vacina por morador foram São Paulo, com 1,04 dose por habitante, seguido do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Para o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer, “a distribuição tem que ser equitativa entre os estados”, e afirma que deve concluir a ação ainda essa semana. Segundo o último censo do IBGE, o Pará possui mais de 8 milhões de habitantes.
Até o momento, segundo o vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Pará já recebeu 6.391.210 doses de vacina do Ministério da Saúde (seis milhões, trezentos e noventa e um mil, duzentos e dez).