MENU

BUSCA

Padilha confirma troca de Daniela Carneiro por Celso Sabino no Ministério do Turismo

Ministro de Relações Institucionais disse Daniela soube das questões partidárias que motivam a substituição

O Liberal

Daniela Carneiro não será mais ministra do Turismo. No lugar dela, assumirá o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA). O Palácio do Planalto confirmou a mudança nesta quinta-feira (6).

Em nota, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou que ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vão se reunir com líderes do União Brasil “para receber a indicação do deputado Celso Sabino, que vai liderar a pasta do Turismo, dando continuidade ao trabalho pela recuperação de um setor tão importante para a geração de emprego e renda no Brasil”.

VEJA MAIS

Votações no Congresso adiam substituição de Daniela Carneiro no Ministério do Turismo, diz Planalto
Informação foi confirmada pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta

Celso Sabino tenta interceder pelo setor do turismo na reforma tributária, afirma colunista
deputado federal paraense deve ser anunciado ministro do Turismo nos próximos dias

Daniela convida servidores do Ministério do Turismo para cerimônia e deve entregar o cargo
Reunião com servidores do órgão foi marcada para depois do encontro que era terá com o presidente Lula. Expectativa é de que a ministra entregue o Lula e o deputado federal paraense Celso Sabino assume

Essa é a segunda troca de ministros do governo. A primeira foi no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Na substituição do Turismo, o objetivo é ampliar o apoio na aprovação de projetos de interesse do Planalto. O anúncio ocorre no dia em que o governo tenta votar a reforma tributária.

Padilha disse que o governo agradeceu a participação de Daniela Carneiro no governo até aqui e esclareceu a necessidade de mudança. “Hoje, o presidente Lula e eu recebemos, no Palácio do Planalto, a minha colega Daniela Carneiro, acompanhada do prefeito Waguinho. Na conversa, pudemos esclarecer as questões partidárias que motivam a troca no Ministério do Turismo, e a ministra demonstrou sua compreensão com a decisão do governo”, ressaltou.

Em junho, Lula comunicou ao casal Daniela e Waguinho Carneiro, prefeito de Belford Roxo (RJ), que faria a substituição. O presidente acabou estendendo a permanência da ministra por mais algumas semanas para que Daniela tivesse uma saída honrosa do cargo.

Tensão cresce pela mudança no MTur. Celso Sabino ainda não assumiu
Marido da ministra Daniela Carneiro, Waguinho, negocia compensações para a saída da esposa.

Ministra do Turismo deve entregar carta de demissão a Lula nesta quinta (7)
O deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) deve assumir a pasta

Na semana passada, Daniela publicou vídeo com críticas apessoas tóxicas, ingratas e negativas”, sem citar nomes. A ministra, em processo de desfiliação de seu partido, o União Brasil, já não contava com prestígio na bancada.

A troca no Turismo é pragmática. O governo escolheu o deputado federal Celso Sabino para o cargo de ministro, em uma jogada ensaiada com a Câmara dos Deputados para melhorar a articulação política. A indicação de Sabino é da Câmara.

Celso Sabino tem 44 anos, foi auditor fiscal e, como deputado pelo Pará, está em seu segundo mandato. Já foi filiado a cinco partidos diferentes: PP, PR (atual PL), PSDB, PSL e atualmente está no União Brasil.

Hoje o partido tem 59 deputados. O governo tem tido problemas de articulação com pelo menos 20% da bancada, o que complica o resultado das votações.

Política