Navio da Marinha parte de Belém para Amapá com tanques de oxigênio
Iniciativa responde ao anúncio de emergência na saúde pública amapaense feito pelo governo estadual
A Marinha do Brasil informou, na tarde deste sábado (20), que acionou a estrutura logística da corporação para o transporte de oxigênio para hospitais do Amapá.
A ação, segundo a Marinha, é uma resposta imediata à declaração de estado de emergência em saúde pública feita pelo Governo do Estado, após surto de síndromes gripais.
Neste sábado, o navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, recebe dois tanques criogênicos com oxigênio, na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém.
VEJA MAIS
Navio chegará em 48 horas em Santana (AP)
Apos o carregamento, o “Iguatemi” partirá imediatamente para a cidade de Santana, no Amapá, com previsão de atracação em 48h.
Além do reforço em oxigênio, o navio também levará alguns equipamentos essenciais para ampliar o atendimento hospitalar no Amapá, incluindo um vaporizador atmosférico e um misturador de ar medicinal.
O objetivo principal dessa operação é reforçar a disponibilidade de oxigênio medicinal no Amapá, frente à elevada demanda decorrente do surto de síndromes gripais, a fim de evitar uma possível escassez do insumo.
Incorporado à Marinha do Brasil em 2018, o NApOc “Iguatemi” integra o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, subordinado ao Comando do 4o Distrito Naval (Com4oDN).
O NApOc “Iguatemi” é apto para desempenhar as seguintes tarefas: Apoio Logístico Móvel, Patrulha e Inspeção Naval, Busca e Salvamento e Minagem, possibilitando uma maior flexibilidade no planejamento e cumprimento das missões.