MENU

BUSCA

Ministro Herman Benjamin é eleito presidente do STJ para o biênio 2024-2026

Novo presidente ficou conhecido nacionalmente quando, em 2017, votou pela cassação da chapa Dilma-Temer

O Liberal

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu nesta terça-feira (23) o ministro Herman Benjamin como presidente do tribunal para o período de 2024 a 2026. O ministro Luís Felipe Salomão ocupará o cargo de vice-presidente. A cerimônia de posse está agendada para agosto deste ano.

Herman Benjamin, reconhecido por sua atuação na área ambiental, nasceu em Catolé do Rocha (PB) e assumiu sua posição no STJ em 2006. Sua projeção nacional aumentou em 2017, quando votou pela cassação da chapa Dilma-Temer, ocupando simultaneamente uma cadeira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

VEJA MAIS

STJ não vê estupro em relação em que homem de 20 anos engravidou menina de 12 anos
Julgamento foi por maioria, de 3 votos a 2

STJ não vê estupro em relação em que homem de 20 anos engravidou menina de 12 anos
Julgamento foi por maioria, de 3 votos a 2

Luís Felipe Salomão, natural de Salvador, construiu sua carreira jurídica no Rio de Janeiro e integra o STJ desde 2008. Além disso, ocupa atualmente a função de corregedor nacional de Justiça no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os novos eleitos substituirão a ministra Maria Thereza de Assis Moura e o vice Og Fernandes na liderança do tribunal. O STJ, responsável por julgamentos definitivos de questões criminais e civis não constitucionais, conta com 33 ministros, nomeados pelo presidente da República e sabatinados pelo Senado.

Política